Topo

Esse conteúdo é antigo

Idoso morre após ser atacado por abelhas durante enterro do filho em RR

Raul Pimentel Diniz (d) e o filho, Rui Ferreira Diniz - Arquivo pessoal
Raul Pimentel Diniz (d) e o filho, Rui Ferreira Diniz Imagem: Arquivo pessoal

Hygino Vasconcellos

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

20/12/2019 17h46

Um homem de 75 anos morreu após ser atacado por abelhas durante o enterro do filho, de 45. O caso aconteceu ontem em uma fazenda em Bonfim (RR), a 110 km de Boa Vista e na fronteira com a Guiana.

Raul Pimentel Diniz estava chegando ao enterro do filho, Rui Ferreira Diniz, quando foi atacado pelo enxame. Ele foi levado às pressas para o posto de saúde, mas já chegou sem vida. Segundo a família, um enfermeiro da unidade estimou que ele tenha levado mais de mil ferroadas.

Filho único, Rui morreu em um hospital de Boa Vista na quarta-feira (18), após ter sofrido um AVC. Segundo Simone Diniz, prima dele e sobrinha do idoso, a família decidiu sepultá-lo na fazenda em Bonfim, onde há dois anos foi enterrada a mãe dele.

Segundo o vereador Francisco das Chagas Peixoto Neves, sete veículos se deslocaram até a propriedade - incluindo a Kombi da funerária. O ataque das abelhas aconteceu quando a família chegava à fazenda e se preparava para abrir a cova para Rui.

Raul foi um dos primeiros a descer do carro e já começou a ser perseguido pelos insetos. A família acredita que ele tenha matado alguma abelha ao tentar espantá-las, o que acabou atraindo ainda mais insetos na direção dele. "Ele ainda conseguiu correr para trás da Kombi e caiu no chão. Ele gritou muito por socorro. Alguns familiares se esconderam dentro dos carros ou em um matagal", afirma o vereador.

Três familiares conseguiram resgatar o idoso e o colocar em uma picape, deixando o local em direção ao posto de saúde da Vila São Francisco, a 40 km de distância. Entretanto, ele acabou chegando sem vida à unidade. Segundo Simone, a maior parte das ferroadas se concentrou no rosto, no peito e nas costas - já que ele retirou a camiseta na tentativa de afugentar as abelhas. "No rosto, as ferroadas foram sequenciais, uma do lado da outra", diz o vereador.

Na manhã de hoje, a família sepultou pai e filho no Cemitério Campos da Saudade, em Boa Vista. "Muito triste tudo isso que aconteceu. Uma morte atrás da outra", lamenta Simone.

O Corpo de Bombeiros foi até a fazenda e estimou que três enxames de abelhas atacaram o idoso. Segundo a Polícia Militar, mais de dez pessoas que estavam ontem no sepultamento ficaram feridas com as picadas.