Topo

Esse conteúdo é antigo

Recém-nascido engasgado é salvo por PM no interior de SP

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/01/2020 22h02Atualizada em 04/01/2020 22h06

Um recém-nascido, de apenas nove dias, foi salvo por um policial militar, após se engasgar com leite materno, na tarde de ontem, em Jundiaí, no interior de São Paulo.

Ao UOL a irmã do bebê Benício, Evellyn Monteiro, 17, afirmou que ele havia acabado de mamar quando se engasgou. "Fazia uns 10 ou 15 minutos. Minha mãe fez ele arrotar e o colocou no berço, mas depois de alguns segundos escutei ele resmungando. Daí fui até o quarto ver e ele estava engasgando. Foi aí que peguei ele de bruços e comecei a massagear suas costinhas".

Em seguida, a mãe do menino, Priscila Monteiro, chegou ao quarto e viu seu filho respirando com dificuldade. Ela ainda tentou continuar a massagem, mas percebeu que ele não estava voltando ao normal. Por isso, acompanhada de sua irmã decidiram pedir socorro em uma base da Polícia Militar.

Priscila Monteiro com o filho Benício, de nove dias, que foi socorrido pela PM após ter se engasgado com o leite materno - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Priscila Monteiro com o filho Benício, de nove dias
Imagem: Arquivo Pessoal

Imagens das câmeras de segurança local mostram Priscila chegando à sede da 1ª Companhia do 49°BPM/I, no bairro Caxambu, por volta das 15h30, desesperada, com o menino no colo. Ela entra rapidamente em uma sala e pede ajuda aos policiais porque o bebê estava quase sem conseguir respirar.

O soldado Rodolfo é o primeiro a atendê-las e prestar os primeiros socorros à criança. Após as manobras de reanimações iniciais, o bebê foi encaminhado ao Hospital Universitário em Jundiaí, onde passou a noite em observação. Hoje pela manhã ele foi liberado e já está em casa com sua família.