Topo

Esse conteúdo é antigo

Briga entre irmãos no WhatsApp vai parar na Justiça; TJ-SP nega indenização

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/01/2020 17h39

Uma briga entre dois irmãos via WhatsApp foi parar na Justiça, com direito a pedido de indenização.

A 6ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo anunciou ontem a negativa por unanimidade ao pedido de indenização de R$ 10 mil feito por uma pessoa contra o próprio irmão por "afirmações ofensivas" no aplicativo.

A corte alegou que a reparação financeira poderia fomentar ainda mais as desavenças familiares, dificultando a pacificação de conflitos. Além disso, compreenderam que desentendimentos familiares seriam insuficientes para configurar a necessidade de uma indenização.

A parte responsável pela ação de indenização por danos morais afirmava se sentir ofendida por mensagens mandadas via WhatsApp a um terceiro irmão, comum às duas partes envolvidas. O conteúdo dizia respeito à gestão dos bens da mãe, que teve interdição declarada, gerando o desentendimento.

O desembargador Rodolfo Pellizari, relator da apelação, argumentou que os envolvidos vêm passando "por um momento bastante delicado e sensível, em que os ânimos, de fato, estão à flor da pele". Para ele, as ofensas aconteceram dentro do contexto "de um desentendimento familiar, retratando, antes, uma bravata sua, do que propriamente um ato ilícito a ensejar reparação".

"Qualificar as afirmações realizadas pelo apelante como ilícito caracterizador de dano moral a ser indenizado apenas contribuirá para o fomento da discórdia existente entre as partes, sem que se conduza a um efetivo apaziguamento, em clara contrariedade ao que deve ser a finalidade precípua de um processo judicial: a pacificação de conflitos", defendeu.

Ouça o podcast Ficha Criminal (https://noticias.uol.com.br/podcast/ficha-criminal/), com as histórias dos criminosos que marcaram época no Brasil.

Este e outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts, no Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e outras plataformas de áudio.

Apagou fotos no WhatsApp sem querer? Tem um jeito de recuperar as imagens

UOL Tilt