Topo

Esse conteúdo é antigo

No dia mais quente do ano, chuvas fortes deixam Rio em estágio de atenção

Do UOL, em São Paulo

30/01/2020 20h52Atualizada em 30/01/2020 23h01

O Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção devido às fortes chuvas que atingiram a cidade à noite. Segundo o Centro de Operações da prefeitura, as tempestades vieram acompanhadas de rajadas de vento de até 76 km/h e se concentraram na Zona Norte, Centro e alguns pontos da Zona Oeste.

O estágio de atenção, acionado pouco depois das 20h, é o terceiro em uma escala de cinco níveis e indica que uma ou mais ocorrências já impactam a cidade, afetando a rotina de parte da população.

A chuva começou a perder força por volta das 20h45, seguindo para o oceano. Por conta dos pontos de alagamento espalhados pela cidade, as linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca chegaram a interromper a operação. Agora, apenas a Linha 2 segue fora de funcionamento.

No Estádio Nilton Santos, o Engenhão, a partida entre Botafogo e Resende pela 4ª rodada da Taça Guanabara (Campeonato Carioca) chegou a ser paralisada por 43 minutos por conta dos raios e da chuva intensa.

Botafogo x Resende - Celso Pupo/Fotoarena/Estadão Conteúdo - Celso Pupo/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Imagem: Celso Pupo/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O jogo entre Vasco e Cabofriense, que aconteceria a partir das 21h30 em São Januário, teve seu início adiado por conta de um apagão. Por volta das 22h35, a luz até começou a ser restabelecida no estádio, mais uma nova queda de energia fez a partida ser remarcada para amanhã (31), às 11h.

Recorde de calor em 2020

Hoje, o Rio registrou a temperatura mais alta do ano neste verão. Os termômetros do Sistema Alerta Rio registraram a máxima de 41,2°C na estação do bairro de Santa Cruz, zona oeste da cidade, às 14 h. A sensação térmica foi de 52,6°C no mesmo bairro.

A atuação de um sistema de alta pressão contribuiu para o calor que fez hoje na cidade, com céu claro a parcialmente nublado e sem chuva. Os ventos ficaram fracos a moderados, e as temperaturas subiram na comparação com as do dia anterior. A temperatura mínima, 23°C, foi registrada às 5h, na estação Alto da Boa Vista.

*Com Agência Brasil