Cidade de SP tem aumento de homicídios, latrocínios e estupros em janeiro
Resumo da notícia
- Número de homicídios dolosos (com intenção de matar) aumentaram na Capital de SP
- Foram 67 registros desse crime em janeiro deste ano contra 55 no ano passado
- No Estado, o número de homicídios dolosos teve queda
- Na Capital, latrocínios e estupros também tiveram alta em relação a janeiro passado
A Capital de São Paulo registrou em janeiro deste ano aumento no número de homicídios, latrocínios e estupros em relação ao mesmo período do ano passado, revelam dados divulgados nesta segunda-feira (24) pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.
Houve aumento no número de casos e nas vítimas de homicídio doloso em janeiro deste ano na cidade de São Paulo, com 67 casos e 70 vítimas. Em janeiro de 2019 foram 55 ocorrências de mortes intencionais, com total de 56 vítimas.
A tendência de alta se estendeu para os latrocínios, que teve dois boletins e duas vítimas a mais em janeiro deste ano, ante seis casos com seis vítimas em janeiro de 2019. Nos estupros, o aumento foi de 24 casos, totalizando 238 boletins.
Em compensação, não houve sequestros na Capital em janeiro pelo segundo ano consecutivo.
Zero roubos a bancos no Estado
Pela primeira vez desde que as estatísticas são divulgados, o estado de São Paulo não registrou casos de roubo a banco em janeiro, ante uma ocorrência no mesmo período do ano anterior.
No Estado homicídios caem
O estado de São Paulo registrou redução nos casos e vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar). O número de boletins de ocorrência de mortes intencionais caiu de 270 para 263, comparando janeiro de 2020 com o mesmo período de 2019. Na Capital, entretanto, o número de homicídios aumentou no mesmo período.
O estado de São Paulo registrou queda nos casos e vítimas de homicídios dolosos (com intenção de matar). O número de boletins de ocorrência de mortes intencionais caiu de 270 para 263, comparando janeiro de 2020 e o mesmo período do ano passado.
No total do estado, o número de vítimas de homicídio doloso caiu de 284 para 276 - a menor quantidade da série histórica, iniciada em 2001, para o mês de janeiro.
Latrocínios sobem
No entanto, os casos e as vítimas de latrocínios - roubo seguido de morte - cresceram, ambos aumentaram de 17 para 18. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do estado.
Em janeiro, houve cinco ocorrências a menos de estupro, passando de 1.071, em janeiro de 2019, para 1.066, em janeiro de 2020.
Furtos e roubos
Os roubos em geral subiram 14,3% em janeiro deste ano, com 23.997 ocorrências no total. Já os roubos de carga tiveram queda, passando de 610 para 595 de janeiro do ano passado para janeiro deste ano. O mesmo ocorreu com os roubos de veículo, que caíram 7,2% (de 3.948 para 3.662), a menor quantidade da série histórica para o período.
No período, os furtos em geral caíram 3,1%, passando de 45.163 para 43.784 - 1.379 casos a menos. Já os furtos de veículos tiveram 163 registros a mais na comparação com janeiro de 2019.
* Com informações da Agência Brasil
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.