Topo

Esse conteúdo é antigo

Por conta do coronavírus, prefeitura fecha ponte na divisa de Goiás e Minas

Galtiery Rodrigues

Colaboração para o UOL, em Goiânia

22/03/2020 21h26

A prefeitura de Itumbiara, cidade do Sul de Goiás e principal divisa do estado com Minas Gerais, decidiu fechar com tubos de concreto a ponte Afonso Pena, que serve de via de acesso e que interliga os dois estados. A decisão foi comunicada à prefeitura da cidade vizinha, Araporã (MG), e é o início de uma série de medidas de bloqueio que a administração de Itumbiara pretende tomar nos próximos dias, diante do quadro de pandemia do novo coronavírus.

O objetivo, segundo o prefeito da cidade, José Antônio da Silva Netto, o Zé Antônio (Republicanos), é reduzir significativamente a circulação de pessoas. A ponte, segundo ele, tem tráfego intenso de moradores dos dois municípios e demais cidades vizinhas. "Vamos tomar as medidas mais enérgicas possíveis para fazer o achatamento da curva do coronavírus. A intenção é, de fato, fechar a cidade, com exceção de serviços de saúde, serviços básicos e abastecimento", diz.

A cidade, que fica às margens do Rio Paranaíba, tem uma segunda ponte, a Ponte Ciro de Almeida, que é continuação da BR-153. Esta, segundo o prefeito, não será fechada, por se tratar de via federal e com interesses que não se restringem aos municípios da região. Para controlar possíveis acessos a partir desta ponte, no entanto, ele anunciou a implantação de pontos de controle e bloqueio em locais estratégicos do perímetro urbano da cidade para autorizar a entrada e saída somente dos casos que se encaixam nas exceções anunciadas.

Ponte Afonso Pena, entre as cidades de Itumbiara (GO) e Araporã (MG), é fechada por causa do coronavírus - Prefeitura de Itumbiara/Divulgação - Prefeitura de Itumbiara/Divulgação
Ponte Afonso Pena, entre as cidades de Itumbiara (GO) e Araporã (MG), é fechada por causa do coronavírus
Imagem: Prefeitura de Itumbiara/Divulgação

Ao todo, serão oito pontos monitorados pelos órgãos de fiscalização do município (Vigilância Sanitária, órgão local de trânsito e Procon) e com presença das forças policiais. "A recomendação e determinação é que as pessoas não saiam de casa, a não ser que sejam profissionais diretamente ligadas às atividades de saúde ou descritas no nosso decreto, entre os estabelecimentos de exceção (saúde, abastecimento e postos de combustíveis)", explica o prefeito.

Outra medida tomada pela prefeitura de Itumbiara foi o fechamento do terminal rodoviário da cidade. Um decreto foi publicado na última sexta-feira (20) determinando o fechamento e encerramento imediato das atividades no local. Como havia muitas pessoas com passagens compradas e viagens marcadas para este fim de semana, Zé Antônio conta que decidiu aguardar até hoje para realizar o bloqueio da chegada e partida de novos ônibus.

Tais medidas devem durar, inicialmente, por um período de 15 dias, conforme prevê o texto das respectivas portarias, mas com possibilidade de prorrogação. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), assinou decreto semelhante na sexta-feira (20), proibindo a circulação de passageiros de ônibus e avião em Goiás.

No anúncio das medidas de bloqueio feito pelas redes sociais, o prefeito de Itumbiara destacou a quantidade de casos da Covid-19 confirmados em Minas Gerais e em Goiás. O município ainda não tem nenhuma confirmação, mas, segundo ele, 36 casos suspeitos foram submetidos a exames em Itumbiara, nove deram negativo e os demais seguem sendo monitorados, aguardando o resultado dos testes.

Em Goiás, até a tarde de hoje, conforme dados do Ministério da Saúde, já havia 21 casos confirmados. Além de Goiânia, testes positivos foram registrados em Anápolis, Aparecida de Goiânia, Catalão, Jataí e Rio Verde. Em Minas Gerais, até esta tarde, já foram confirmados 83 casos. Ao todo, no Brasil, são 1.546 confirmações e 25 mortes.