Polícia do Paraná autua youtuber por disseminar fake news sobre coronavírus
A Polícia Civil do Paraná autuou um youtuber por divulgar fake news sobre cura e imunização contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.
O youtuber, que não teve o nome divulgado, possui um canal com mais de 150 mil inscritos. Lá, ele divulgava receitas caseiras utilizando cal virgem, alegando que esta poderia ser a cura ou a imunização contra o coronavírus. Essa é uma das informações cadastradas no site do Ministério da Saúde como fake news, segundo a Polícia Civil.
Além das informações divulgadas no canal, o rapaz ainda é investigado por divulgar notícias falsas em grupos de WhatsApp.
As investigações tiveram início após uma denúncia realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. O órgão alegou que o jovem estaria divulgando procedimentos irregulares, que poderiam prejudicar a saúde de quem fosse realizá-lo em casa.
Uma operação foi deflagrada ontem, e um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa dele, onde foram encontradas armas de airsoft e um cartão falsificado de plano de saúde.
A Polícia Civil notificou o youtuber para que seu canal seja retirado do ar, conforme decisão judicial. Além disso, ele foi indiciado por charlatanismo, falsidade documental, falsa identidade e falso alarde, provocando pânico na sociedade.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.