Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia do Paraná autua youtuber por disseminar fake news sobre coronavírus

Policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do jovem - Divulgação/PCPR
Policiais cumpriram mandado de busca e apreensão na casa do jovem Imagem: Divulgação/PCPR

Do UOL, em São Paulo

15/04/2020 08h35

A Polícia Civil do Paraná autuou um youtuber por divulgar fake news sobre cura e imunização contra a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.

O youtuber, que não teve o nome divulgado, possui um canal com mais de 150 mil inscritos. Lá, ele divulgava receitas caseiras utilizando cal virgem, alegando que esta poderia ser a cura ou a imunização contra o coronavírus. Essa é uma das informações cadastradas no site do Ministério da Saúde como fake news, segundo a Polícia Civil.

Além das informações divulgadas no canal, o rapaz ainda é investigado por divulgar notícias falsas em grupos de WhatsApp.

As investigações tiveram início após uma denúncia realizada pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul. O órgão alegou que o jovem estaria divulgando procedimentos irregulares, que poderiam prejudicar a saúde de quem fosse realizá-lo em casa.

Uma operação foi deflagrada ontem, e um mandado de busca e apreensão foi cumprido na casa dele, onde foram encontradas armas de airsoft e um cartão falsificado de plano de saúde.

A Polícia Civil notificou o youtuber para que seu canal seja retirado do ar, conforme decisão judicial. Além disso, ele foi indiciado por charlatanismo, falsidade documental, falsa identidade e falso alarde, provocando pânico na sociedade.