Rodízio volta ao normal nesta segunda em SP; veja que placas podem circular
Por conta da baixa eficácia para manter o isolamento social, o novo esquema de rodízio de veículos estipulado por Bruno Covas (PSDB) foi suspenso pela Prefeitura hoje. Dessa forma, voltam a vigorar nesta segunda-feira (18) as regras tradicionais para a circulação na capital.
Agora, a restrição será definida novamente de acordo com o número final da placa do veículo e o dia da semana, e a restrição volta a valer apenas no centro expandido da capital:
- Segunda-feira - não podem circular placas com final 1 e 2
- Terça-feira - 3 e 4
- Quarta-feira - 5 e 6
- Quinta-feira - 7 e 8
- Sexta-feira - 9 e 0
De segunda a sexta-feira, exceto feriados, o horário do rodízio vai de 7h até 10h da manhã e retorna das 17h às 20h.
Rodízio não melhorou isolamento
Segundo Covas, a decisão de suspender o "megarrodízio" veio em função da ineficiência da medida. O prefeito fez um apelo para que, apesar da suspensão da medida, a população fique em casa.
"Isso não pode ser desculpa para as pessoas se sentirem à vontade para retomar a circulação pela cidade", disse o prefeito.
A ineficácia do novo rodízio foi traduzida nos índices de isolamento da capital. Ontem e também na última sexta (15), a cidade registrou 48% de taxa de isolamento, muito abaixo do ideal de 70% para baixar a curva de contaminação da covid-19 na capital. Na semana anterior, no dia 8, o índice de isolamento era de 46%.
A norma também foi criticada por um suposto viés elitista, considerando a cidade como homogênea e tratando da mesma forma moradores de realidades diferentes.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.