PUBLICIDADE
Topo

Coronavírus

Cidades do ABC antecipam feriado de Corpus Christi para sexta-feira

Motoristas aguardam em fila na praça de pedágio da rodovia dos Imigrantes, na altura de São Bernardo do Campo - Daniel Sobral/Estadão Conteúdo
Motoristas aguardam em fila na praça de pedágio da rodovia dos Imigrantes, na altura de São Bernardo do Campo Imagem: Daniel Sobral/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

19/05/2020 12h47

Como medida para tentar aumentar o isolamento social em meio à pandemia do novo coronavírus, as sete cidades que compõem o ABC Paulista anunciaram hoje que decidiram adiantar o feriado de Corpus Christi para esta sexta-feira (22).

Com isso, Santo André, São Bernardo, Diadema, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra terão um feriado prolongado de três dias. A segunda-feira (25) também pode ser feriado caso o estado antecipe mais uma data.

A medida foi definida em assembleia extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizada por videoconferência hoje com os prefeitos das sete cidades afetadas.

Conforme deliberação da assembleia, cada um dos sete prefeitos enviará projeto de lei para aprovação das Câmaras municipais.

"A medida é um esforço regional para conter o avanço do novo coronavírus. Com a antecipação do feriado nos sete municípios, o pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial nas agências da Caixa Econômica Federal será realizado até quinta-feira (21)", informou o Consórcio ABC.

Em relação a segunda-feira (25), o governador João Doria (PSDB), que já havia encaminhado para a Assembleia Legislativa a proposta de antecipar o feriado estadual de 9 de julho, também vai vigorar no ABC, caso seja aprovada. Assim, haverá um feriado prolongado entre sexta e segunda.

O feriado na região do Grande ABC será diferente do adotado na capital paulista. Na cidade de São Paulo foram antecipados dois feriados para amanhã e quinta-feira. Sexta-feira será ponto facultativo.

"A população nesse momento de crise deve colaborar com o poder público e sair de casa somente se for estritamente necessário. Portanto, todos devem ficar em casa para conter a pandemia da covid-19", afirmou o Consócio ABC em nota.

Coronavírus