Belém encerra na segunda-feira, mas governador pede atenção a isolamento
O lockdown nas cidades da região metropolitana de Belém será encerrado na próxima segunda-feira e sem prorrogação. A informação foi divulgada hoje pelo governador do Pará, Helder Barbalho.
Apesar da medida na capital do estado e nas cidades vizinhas, Barbalho afirmou que as populações das localidades em questão terão novas medidas de isolamento, mais brandas que o lockdown, no combate à pandemia do novo coronavírus.
"Nós estaremos em lockdown até o dia de amanhã, o dia 24. A partir de segunda-feira, nós teremos a responsabilidade - e aqui eu quero fazer este destaque - de (iniciar de) maneira muito gradativa, passo a passo, o processo de isolamento social. Nós não podemos sair do lockdown para a normalidade. Isto dar-se-á semana a semana, passo a passo, para que não tenhamos o risco de um repique que possa novamente nos trazer para um um cenário de evolução de contágio viral, e consequentemente, uma evolução nos casos de óbito", disse o governador.
"Está comprovado tecnicamente que a curva epidemiológica vem caindo, que o número de contágios vem caindo, que o número de óbitos, graças a Deus, vem caindo. Nós temos que ter cautela, serenidade, pensar na saúde e na vida das pessoas e agir com responsabilidade. Por isso, a minha gratidão a todo cidadão deste estado que tem nos ajudado nesse processo de isolamento — mas também o meu apelo, para que a gente possa, passo a passo, nos próximos dias, ir avançando, até quem sabe lá, se Deus quiser, logo logo, poder voltar a vida que todos nós queremos, que é a vida de normalidade", acrescentou.
A medida entrou em vigor em 7 de maio em 16 municípios. Segundo o governo paraense, até ontem foram registrados 46 procedimentos policiais, além de 1.054 advertências, 16 multas referentes à operação.
Dados coletados pela Secretaria de Saúde Pública do Pará até as 13h11 de hoje informam que o estado já contabilizou 23.622 casos do novo coronavírus desde o início da pandemia, com 15.014 pacientes recuperados e 2.100 óbitos decorrentes do novo coronavírus.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.