Prefeitura do Rio interdita e multa áreas de lazer em shopping na Barra
A Prefeitura do Rio de Janeiro interditou hoje um boliche e um espaço de lazer infantil em um shopping na Barra da Tijuca Segundo o órgão, a fase que libera o funcionamento destes estabelecimentos só valerá a partir de setembro.
Os fiscais da Subsecretaria de Vigilância Sanitária foram ao shopping Aerotown, na zona oeste carioca, após receber denúncias sobre o funcionamento do Boliche Social Club e do espaço de lazer Big Jump USA, com camas elásticas e pula-pulas para crianças, neste sábado.
Atividades de lazer em locais fechados ainda não foram liberadas pelo plano de flexibilização da prefeitura e os atos foram considerados "gravíssimos". Além da interdição, cada estabelecimento foi multado em R$ 13.490,11 e o shopping, em R$ 14.839,12.
"Além de estarem funcionando de forma irregular, os estabelecimentos não seguiam os protocolos higiênico-sanitários, como o uso de máscaras e o distanciamento social", afirmou o superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, por meio de nota.
De acordo com a prefeitura, a retomada de atividades de lazer em locais fechados na cidade deverá acontecer a partir da próxima terça-feira (1/9), quando a cidade chegar à fase 6 da flexibilização. O fim da fase 5 até previsto, até então, para segunda (31), com possibilidade de nova prorrogação.
Boliche é esporte e está liberado, argumenta estabelecimento
Ao UOL, o Boliche Social Club se disse "surpreendido" com a visita dos fiscais, pois, segundo o estabelecimento, não houve nenhuma vistoria prévia no local e tanto as pistas como o restaurante foram interditados.
"A atividade de bares e restaurantes tem funcionamento autorizado desde a primeira fase, com restrições. A atividade de locação de quadras está autorizada desde a fase 3. Os fiscais ignoraram o fato de boliche ser um esporte pan-americano, sendo as pistas de boliche as 'quadras' dos praticantes do desporto", argumenta o boliche.
Como esporte, argumenta a nota, o local já estaria autorizado a funcionar desde julho. "Apenas em 16 de agosto o BSC retomou suas atividades, mesmo assim seguindo um plano de retomada interno, sempre visando o bem-estar e segurança de clientes e praticantes do esporte", diz o texto.
"O BSC preza pelo cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades públicas e vem as seguindo rigorosamente, o que certamente pode ser verificado por todos que compareceram e que venham a comparecer ao local e temos certeza que será objeto de revisão pelas autoridades competentes quando analisarem adequadamente o ocorrido", conclui a nota.
O estabelecimento afirmou que tem "certeza da regularidade da conduta adotada" e já acionou os advogados para "adoção das medidas cabíveis".
O UOL procurou ainda o shopping e o espaço de lazer, mas não teve retorno até a última atualização.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.