Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura do Rio interdita e multa áreas de lazer em shopping na Barra

Prefeitura do Rio interdita e multa boliche e área de lazer infantil - Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro
Prefeitura do Rio interdita e multa boliche e área de lazer infantil Imagem: Divulgação/Prefeitura do Rio de Janeiro

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

29/08/2020 18h28Atualizada em 30/08/2020 10h53

A Prefeitura do Rio de Janeiro interditou hoje um boliche e um espaço de lazer infantil em um shopping na Barra da Tijuca Segundo o órgão, a fase que libera o funcionamento destes estabelecimentos só valerá a partir de setembro.

Os fiscais da Subsecretaria de Vigilância Sanitária foram ao shopping Aerotown, na zona oeste carioca, após receber denúncias sobre o funcionamento do Boliche Social Club e do espaço de lazer Big Jump USA, com camas elásticas e pula-pulas para crianças, neste sábado.

Atividades de lazer em locais fechados ainda não foram liberadas pelo plano de flexibilização da prefeitura e os atos foram considerados "gravíssimos". Além da interdição, cada estabelecimento foi multado em R$ 13.490,11 e o shopping, em R$ 14.839,12.

"Além de estarem funcionando de forma irregular, os estabelecimentos não seguiam os protocolos higiênico-sanitários, como o uso de máscaras e o distanciamento social", afirmou o superintendente de Educação e Projetos da Vigilância Sanitária, Flávio Graça, por meio de nota.

De acordo com a prefeitura, a retomada de atividades de lazer em locais fechados na cidade deverá acontecer a partir da próxima terça-feira (1/9), quando a cidade chegar à fase 6 da flexibilização. O fim da fase 5 até previsto, até então, para segunda (31), com possibilidade de nova prorrogação.

Boliche é esporte e está liberado, argumenta estabelecimento

Ao UOL, o Boliche Social Club se disse "surpreendido" com a visita dos fiscais, pois, segundo o estabelecimento, não houve nenhuma vistoria prévia no local e tanto as pistas como o restaurante foram interditados.

"A atividade de bares e restaurantes tem funcionamento autorizado desde a primeira fase, com restrições. A atividade de locação de quadras está autorizada desde a fase 3. Os fiscais ignoraram o fato de boliche ser um esporte pan-americano, sendo as pistas de boliche as 'quadras' dos praticantes do desporto", argumenta o boliche.

Como esporte, argumenta a nota, o local já estaria autorizado a funcionar desde julho. "Apenas em 16 de agosto o BSC retomou suas atividades, mesmo assim seguindo um plano de retomada interno, sempre visando o bem-estar e segurança de clientes e praticantes do esporte", diz o texto.

"O BSC preza pelo cumprimento das normas estabelecidas pelas autoridades públicas e vem as seguindo rigorosamente, o que certamente pode ser verificado por todos que compareceram e que venham a comparecer ao local e temos certeza que será objeto de revisão pelas autoridades competentes quando analisarem adequadamente o ocorrido", conclui a nota.

O estabelecimento afirmou que tem "certeza da regularidade da conduta adotada" e já acionou os advogados para "adoção das medidas cabíveis".

O UOL procurou ainda o shopping e o espaço de lazer, mas não teve retorno até a última atualização.