PR: Ex-funcionários de cartório suspeitos de fraudes são alvo de operação
A Polícia Civil do Paraná realiza nesta manhã uma operação para apurar supostas fraudes cometidas por ex-funcionários de cartório de Santa Tereza do Oeste, no oeste do estado. O prejuízo causado a dezenas de vítimas é calculado em mais de R$ 10 milhões, segundo a corporação.
Ao todo, são cumpridos cinco mandados de prisão temporária e nove de busca e apreensão em Cascavel, Santa Tereza do Oeste e Lindoeste. O objetivo é apreender documentos e celulares que contenham provas e novas informações para as investigações.
Os crimes apurados são de falsificação de documento público, falsidade ideológica e outros relacionados. Os suspeitos iniciais eram três ex-funcionários do Serviço Distrital de Santa Tereza do Oeste que foram afastados por decisão judicial em março deste ano.
A investigação apurou dezenas de procurações, escrituras e certidões de óbito fraudadas confeccionadas dentro do Serviço Distrital de Santa Tereza do Oeste. Os documentos falsos serviram para a prática de diversos golpes nas regiões de Cascavel e Maringá, além de outros estados, segundo a polícia.
Os golpes consistiam em transferências fraudulentas de veículos e imóveis, lavagem de dinheiro e até certidões de óbito falsas para extinguir a punibilidade em processos criminais.
Segundo a Polícia Civil, os suspeitos tinham um padrão de vida que não condizia com o trabalho que realizavam, com posse de carros de luxo e moradia em um dos condomínios mais caros de Cascavel.
Além disso, os investigados possuíam garagem de veículos para venda e uma casa de carnes nobres, que estariam sendo utilizados para lavar dinheiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.