Brasileiros recebem pacotinhos misteriosos com sementes vindos da Ásia
Vários pacotinhos com sementes misteriosas, vindos de países da Ásia, foram entregues a brasileiros em 23 estados e no Distrito Federal, segundo reportagem do "Fantástico", da TV Globo. Ao todo, 199 amostras já foram recolhidas pelo Ministério da Agricultura.
"Estava endereçada a mim, com o meu nome e o meu endereço, tudo certinho. Mas atrás do envelope tinham [ideogramas] em chinês e estava escrito 'Hong Kong'. Não tinha mais nenhuma informação. Apenas o envelope com os 15 sachês [com sementes]", contou a empresária Vera Lúcia Riediger, moradora de Lajeado (RS), à emissora.
"Eu fiquei um pouco assustada, porque poderia ser algum tipo de praga ou alguma coisa que pudesse danificar o nosso solo", relatou Bruna Zapella, professora de inglês, de Jaraguá do Sul (SC).
O post de um dos brasileiros —que publicou a foto das sementes e questionou o que poderia ser aquilo— viralizou nas redes sociais. Depois disso, outros brasileiros também relataram ter recebido os tais pacotes misteriosos.
O Ministério da Agricultura confirmou o recebimento das sementes e disse que mais 199 amostras foram recolhidas para análise. Nenhum laudo foi concluído até agora. A orientação é de que, caso você receba, não jogue fora nem plante. Entre em contato com a Agência de Defesa Agropecuária do seu estado.
Há relatos de que as sementes também foram entregues na Austrália, Nova Zelândia, Índia, Polônia, Alemanha, França Holanda, Reino Unido, Irlanda, Chile, Canadá, nos Estados Unidos, onde, segundo a reportagem do "Fantástico", as investigações estão mais avançadas.
Uma das possibilidades levantadas é a de que as sementes fazem parte de um esquema fraudulento chamado "brushing scam" —em que as pessoas recebem itens não solicitados de um vendedor que, então, publica avaliações falsas de clientes para aumentar as vendas no marketplace.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.