Topo

Esse conteúdo é antigo

São Paulo vê dia virar noite e fica em estado de atenção para alagamentos

Chuva forte em São Paulo faz dia virar noite na região do bairro de Santana, zona norte da capital - Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdi
Chuva forte em São Paulo faz dia virar noite na região do bairro de Santana, zona norte da capital Imagem: Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdi

Do UOL, em São Paulo

09/10/2020 06h32Atualizada em 09/10/2020 16h42

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção para alagamento nesta manhã após registro de fortes chuvas em algumas regiões. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), as zonas Leste, Sul, Sudeste, Norte, Oeste, o Centro e as Marginais Pinheiros e Tietê entraram em estado de atenção às 8h50. O alerta terminou às 10h30.

O céu da cidade ficou escuro em alguns momentos, com a iluminação pública sendo acesa em vários pontos da cidade. O alerta para alagamentos já havia sido emitido mais cedo, vigorando entre 5h45 e 6h50.

Por volta das 13h20, a cidade tinha um ponto de alagamento intransitável na zona Leste, segundo o CGE:

Ponte Presidente Jânio Quadros (Belém) Sentido: Bairro/Centro. Referência: Avenida Condessa Elisabeth de Robiano

De acordo com o órgão, a manhã terminou com céu encoberto e temperaturas amenas na capital. Imagens do radar meteorológico mostram chuva leve com pontos moderados em Embu, Cotia e São Roque se deslocando para a cidade de São Paulo.

O tempo segue instável ao longo do dia e o solo encharcado mantém o risco para a formação de alagamentos.

O órgão informou que rajadas de vento de 52 km/h foram registradas às 6h10 no aeroporto de Campo de Marte, na zona norte da cidade, e de 58 km/h no aeroporto de Guarulhos, às 6h20.

Quedas de árvores

O Corpo de Bombeiros informou que recebeu 34 chamados para quedas de árvores entre meia-noite e 16h em razão das chuvas.

Temperatura cai

A chegada de uma frente fria ao litoral paulista ontem interrompeu os efeitos da forte onda de calor que atingiu São Paulo nos últimos dias, segundo o Climatempo.

Pelas medições do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) ontem, a temperatura na cidade baixou para o patamar de 28,6°C, depois de alcançar a 37,3°C na tarde de anteontem, a terceira maior já registrada na capital paulista em 77 anos de medições.

Hoje, segundo o instituto, as temperaturas na cidade vão ficar entre 16ºC e 23ºC. Já amanhã, a previsão é de que a mínima seja de 12ºC e a máxima de 23ºC.