Topo

Esse conteúdo é antigo

AP começa a montar usina térmica para tentar restabelecer 100% da energia

A Eletronorte e a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) iniciaram neste final de semana a instalação de um parque de geração térmica que pode gerar a carga de energia que falta para restabelecer o fornecimento de 100% em todo o Amapá - Emiliano Capozoli/Gemini
A Eletronorte e a CEA (Companhia de Eletricidade do Amapá) iniciaram neste final de semana a instalação de um parque de geração térmica que pode gerar a carga de energia que falta para restabelecer o fornecimento de 100% em todo o Amapá Imagem: Emiliano Capozoli/Gemini

Gabriel Dias

Colaboração para o UOL, em Macapá

15/11/2020 16h27

A Eletronorte e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) começaram, neste final de semana, a instalação de um parque de geração térmica, que pode gerar a carga que falta para restabelecer o fornecimento de 100% de energia em todo o Amapá. A estrutura deve funcionar até que o problema na subestação administrada pela empresa Gemini Energy, onde aconteceu o incêndio que provocou o apagão, seja definitivamente resolvido.

De acordo com a Eletronorte, isso será possível após a compra, de forma emergencial, de 45 megawatts (25 megawatts para a subestação de Santana e outros 20 megawatts para a de Santa Rita), após autorização do governo federal. Esta contratação extraordinária corresponde à quantidade necessária para que se atinja a capacidade de 260 megawatts para produção energética final em Macapá.

"Hoje estamos montando toda a infraestrutura para a entrada da geração térmica. Estamos aguardando a chegada desses megawatts que foram contratados, e estamos nessa operação de guerra para tentar normalizar 100% a geração de energia para o estado", afirmou o gerente regional da Eletronorte, Marcos Nascimento Branche.

Três balsas com as novas usinas contratadas pela Eletronorte começaram a chegar neste domingo ao Amapá. A medida também faz parte de um plano de ação para evitar que o estado sofra com novos apagões.

Transformador de Laranjal do Jari

Paralelo a isso, a empresa Gemini Energy informou, em nota, que iniciou hoje o transporte do transformador de Laranjal do Jari até a capital. O equipamento, que pesa mais de 100 toneladas, deverá restabelecer os trabalhos na subestação administrada pela empresa, que pegou fogo no último dia 3 de novembro, deixando 13 municípios sem energia elétrica.

"Esse veículo [caminhão] com 10 eixos e 80 pneus levará a peça que pesa 111 toneadas até a balsa que fará o transporte pelo Rio Jarí e Amazonas até a capital Macapá. Todo esse trajeto será monitorado com registrador de impacto para qualquer eventual incidente", escreveu a empresa.

Desde domingo passado (8), o Amapá passa por um rodízio no fornecimento de energia. Um novo cronograma, que passou a operar hoje, prevê que, das 19h às 7h, o consumidor terá energia em intervalos de três em três horas; no horário das 7h às 19h, o fornecimento acontecerá em intervalos de quatro em quatro horas.