Face e Twitter vão apagar posts que mostram cabeça de Marielle como troféu
O Facebook e o Twitter terão que remover, em até 24 horas, uma série de publicações ofensivas contra a vereadora Marielle Franco, que morreu em março de 2018.
A 49ª Vara Cível do Rio determinou a exclusão de montagens em que usuários aparecem segurando a cabeça decapitada de Marielle, sustentada pelos cabelos, ensanguentada e com marcas de tiros.
A família de Marielle tinha movido a ação contra as duas redes sociais para pedir a exclusão. A liminar foi aceita e assinada pela juíza Renata Gomes Casanova. Segundo ela, a imagem ultrapassa a mera crítica política e a liberdade de manifestação do pensamento.
Tais manifestações revelam escarnecimento com o assassinato de um ser humano e constituem agressão à dor da família, em ato de verdadeiro bullying virtual
sentença da juíza Renata Gomes Casanova
Se não cumprirem a exclusão das imagens, Facebook e Twitter poderão pagar multa diária de R$ 10 mil até o limite de R$ 500 mil.
Além disso, o Facebook terá de guardar, até o julgamento definitivo da ação, os registros de acesso e de todos os dados indicados referentes a 12 publicações, cujas URLs estão apontadas na decisão. O Twitter também tem que fazer isso com uma publicação.
A família pediu ainda a identificação dos IPs dos usuários responsáveis por cada publicação e outras informações relacionadas ao fato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.