Topo

Esse conteúdo é antigo

CE: Ataque de abelhas deixa homem ferido e mata cavalo e galinhas em sítio

Cavalo morre após ataque de abelhas italianas em sítio na zona rural de Juazeiro do Norte (CE) - Divulgação/CBCE
Cavalo morre após ataque de abelhas italianas em sítio na zona rural de Juazeiro do Norte (CE) Imagem: Divulgação/CBCE

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Recife

18/11/2020 15h54

Um ataque de abelhas italianas matou um cavalo, várias galinhas e feriu um morador de uma propriedade localizada no sítio Junco, na zona rural de Juazeiro do Norte (CE), na tarde de ontem. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, moradores da propriedade acionaram uma equipe da corporação para pedir ajuda para conter as abelhas que estavam em um enxame fixado em uma mangueira.

A colmeia estava fixada em uma mangueira atrás de uma casa do sítio. Durante o atendimento do Corpo de Bombeiros, a área foi isolada, mas mesmo assim, as abelhas atacaram um cavalo, que estava próximo ao local, galinhas e um homem.

Os animais morreram com os ataques, e o homem, de 46 anos, precisou ser hospitalizado, mas não corre risco de morte. Ele foi medicado e ontem mesmo recebeu alta para ir para casa.

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará precisou exterminar a colmeia devido ao risco de ataques às pessoas e aos animais que moram na propriedade. Os bombeiros alertaram que, quem se deparar com um enxame de abelha, acionem profissionais que saibam lidar com apicultura para que não haja acidentes.

Não se sabe o motivo, mas as abelhas se dispersaram do enxame na árvore e passaram a atacar as pessoas. O Corpo de Bombeiros acredita que a movimentação de pessoas, barulho ou até a elevação da temperatura fez as abelhas saírem do enxame para atacar.

Como agir

O veneno das abelhas é bastante tóxico e pode levar a falência renal, problemas musculares e até a morte, caso a vítima não procure socorro médico a tempo. O Corpo de Bombeiros reforça que somente equipe especializada com roupas de proteção pode mexer em enxames, pois o risco de pessoas serem picadas tentando acabar com as abelhas é enorme, porque elas podem atacar em grupo.

Estudo da Unifal (Universidade Federal de Alfenas) orienta que as pessoas devem sair rapidamente do local onde está o enxame de abelhas. "Enquanto corre, tente cobrir o rosto, por exemplo, com sua camiseta ou blusa. Mas não deixe que isso o deixe mais lento. Proteger o rosto é fundamental, pois é uma área mais sensível, especialmente envolta dos olhos."

O estudo orienta ainda que a vítima não deve bater nas abelhas ou agitar os braços, pois elas podem ficar mais agressivas e continuarão o ataque. É necessário também que evite gritar e não matar as abelhas, pois estes animais são atraídos pelo cheiro. E não é aconselhável pular na água.

"Se você estiver encurralado e não tiver para onde fugir, deite-se de bruços e proteja a cabeça (especialmente os olhos), cubra-se com cobertores, jaquetas ou com o que houver disponível", diz a universidade.

"Cheiros fortes, barulho, batidas, vibrações ou movimentos bruscos tendem a provocar uma reação da colônia, portanto evite provocar tais fatores na proximidade das abelhas. Caso encontre um enxame, procure os bombeiros, guarda civil ou algum apicultor experiente para removê-lo", acrescenta o estudo.