Topo

Esse conteúdo é antigo

Verão começa hoje; SP terá frente fria nos próximos dias

Pessoas aproveitam dia no Parque Ibirapuera, em São Paulo - Getty Images
Pessoas aproveitam dia no Parque Ibirapuera, em São Paulo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/12/2020 10h40

O verão inicia oficialmente hoje no hemisfério sul e faz com que o dia em São Paulo seja de altas temperaturas, com máxima de 32º. O sol e o calor devem predominar durante a manhã. A previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo) é que o clima comece a mudar no decorrer da tarde, com a aproximação de uma frente fria.

A combinação de temperaturas elevadas e a chegada de uma frente fria deve gerar áreas de instabilidade, com chuva em forma de pancadas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento. Com a mudança, pequenos rios e córregos podem transbordar e há chance de alagamentos.

O calor típico do verão deve ficar mais ameno a partir de amanhã, com a chegada da frente fria. De acordo com o Jornal do Tempo, é prevista mínima de 17ºC e máxima de 25ºC em São Paulo. O tempo volta a ficar ensolarado na véspera do Natal (24), com chuva em forma de pancada rápida e isolada em algumas regiões.

Com dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo, o verão de 2021 promete chuva forte, queda de granizo e vento com intensidade variando de moderada à forte, segundo o prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

O fenômeno La Niña, utilizado para identificar o resfriamento de temperatura da superfície do mar, será mantido no verão, com probabilidade superior a 90% em algumas regiões do país.

Perspectivas climáticas para o primeiro trimestre de 2021

A previsão para a região Norte aponta para um acumulado de chuvas acima da média na maior parte do território, com possibilidade de locais com chuvas abaixo da média, principalmente no sul do Amazonas, Pará e Tocantins.

Já na região Nordeste, a previsão aponta para o predomínio de áreas com maior probabilidade de chuvas acima da média na faixa norte, próxima ao litoral do Maranhão ao Rio Grande do Norte.

No Centro-Oeste a alta probabilidade de chuva também aparece, exceto no Mato Grosso do Sul e localidades de Goiás, áreas em que as chuvas estarão mais próximas da média ou ligeiramente abaixo.

O Sudeste terá chuvas variando de normal para ligeiramente acima da faixa normal em grande parte de São Paulo. Nos demais estados, as chances são de chuva abaixo da média.

No Sul do país, a previsão é de persistência do fenômeno La Niña durante todo o verão, com chuvas abaixo da média no Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.