PM diz que jovem tem 'cara de ladrão' durante abordagem em Santos; vídeo
Um vídeo feito com o celular, durante uma abordagem policial na cidade de Santos, litoral de São Paulo, vem repercutindo nas redes sociais ao mostrar um policial afirmando que abordou um jovem por ele ter "cara de ladrão". O caso está sendo investigado pela Seção de Justiça e Disciplina da PM (Polícia Militar).
No vídeo, o operador de loja Lucas Costa de Araújo, de 23 anos, é visto sendo abordado de uma maneira que o indignou, o que contribuiu para que ele decidisse postar as imagens nas redes e denunciar o caso.
É possível ouvir parte da conversa entre ele e o PM pelas imagens. Primeiro, o policial o questiona: "Por que que você tá revoltado aí?". Em seguida, o jovem olha e diz: "Porque é o quarto 'enquadro' que eu levo esse ano". O PM responde: "Fod****, tu tem cara de ladrão, tu vai ser enquadrado 10 vezes, você tá escutando?".
O rapaz, que reside na cidade vizinha de São Vicente, mas trabalha durante a madrugada em um supermercado em Santos, estava retornando para casa em sua bicicleta, pedalando pela ciclovia da orla (que liga as duas cidades), quando foi abordado.
Araújo contou ao UOL que um dos policiais pediu que ele colocasse a mão na cabeça e guardasse o celular. Ele, então, teria encostado na bicicleta para ser revistado. Ainda segundo o jovem, outra viatura, com duas policiais femininas, teria surgido rapidamente no local. Os policiais consultaram seus documentos e o liberaram em seguida.
"Foi depois disso que veio o PM que me ofendeu. Ele disse que eu tinha dado sorte e que por isso, dessa vez, ia passar batido. E ainda me ameaçou, dizendo que, se me visse na favela, eu estava ferrado", conta o jovem, acrescentando que teria sido por causa dessa ameaça que ele postou os vídeos.
"Eu não iria postar, mas depois fiquei pensando que seria melhor fazer isso, porque se alguma coisa acontecesse comigo, deixava aquilo registrado."
Atividade necessária
Em nota encaminhada ao UOL, a Polícia Militar (PM) informou que a abordagem policial é uma atividade operacional necessária "por permitir a descoberta de objetos ilícitos em posse dos infratores, [e que] preserva a vida dos cidadãos e do próprio policial". A corporação ainda informou que o caso está sendo investigado.
"A Polícia Militar não compactua com desvios de conduta, e todas as denúncias são rigorosamente investigadas. O material com as imagens foi direcionado à Seção de Justiça e Disciplina para apuração".
No ano de 2020, ainda segundo a nota, a Polícia Militar teve como resultado de suas ações e abordagens 7,7 mil armas de fogo e 227 toneladas de drogas apreendidas, recuperou 36 mil veículos e prendeu 125 mil criminosos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.