FAB procura avião que desapareceu após decolagem no Pará
Um avião que seguia da cidade de Alenquer (PA) rumo a Itaituba (PA), desapareceu ontem logo após a decolagem. O modelo monomotor Cessna 210, prefixo PT-IRJ, tinha a bordo o piloto, Antônio Sena, e outro homem identificado apenas como o proprietário da aeronave, que está registrada em nome de Edwaldo Cesar Caldeira da Silva.
A aeronave foi dada como desaparecida quando outro avião que levantou voo momentos depois do Cessna pilotado por Toninho Sena, como é chamado pelos colegas de trabalho, e com o mesmo destino, aterrisou no garimpo Califórnia, em Itaituba, ainda ontem.
O piloto do segundo avião percebeu que o Cessna não havia pousado e reportou o possível problema. De imediato, o Salvaero (Serviço de Busca e Salvamento) da FAB (Força Aérea Brasileira) foi acionado.
Pilotos que trabalham na região disseram que dois aviões estão sobrevoando tanto Alenquer quanto a região de Itaituba — distantes cerca de 300 km uma da outra — para ajudar na busca do Cessna desaparecido.
O UOL procurou a FAB para obter mais informações sobre o caso. Em nota, a FAB disse que está apurando mais detalhes sobre a "trajetória da aeronave no intuito de estabelecer as novas fases da operação". Além disso, acrescentou que uma aeronave SC-105 Amazonas SAR decolou na manhã de hoje para a área onde ocorrem as buscas.
Toninho Sena é natural do Pará e carrega muita experiência com aeronaves do porte do Cessna. Em umas de suas redes sociais, o pitolo mostra suas passagens por pelo menos três empresas do ramo da aviação. Duas delas fazem serviço de táxi aéreo.
Confira o comunicado da FAB na íntegra:
"O Centro de Coordenação de Salvamento Aeronáutico Amazônico (ARCC-AZ), unidade da Força Aérea Brasileira responsável por coordenar as operações de buscas aéreas na região, foi notificado sobre o desaparecimento da aeronave de prefixo PT-IRJ, que decolou de Alenquer (PA).
Conforme estabelecido nas normas internacionais de busca e salvamento, o Centro de Coordenação realiza, desde a notificação do desaparecimento, o levantamento de dados sobre a aeronave e a apuração sobre a possível trajetória da aeronave no intuito de estabelecer as novas fases da operação e de comunicar as autoridades responsáveis
Uma aeronave SC-105 Amazonas SAR decolou nesta manhã com destino à área delimitada para as buscas."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.