Topo

Esse conteúdo é antigo

Queda de árvore de 8 m derruba muro de casa após chuva intensa em SP

Árvore tombou sobre muro, mas não atingiu veículo estacionado - Reprodução/TV Globo
Árvore tombou sobre muro, mas não atingiu veículo estacionado Imagem: Reprodução/TV Globo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/02/2021 12h08

Um árvore de aproximadamente 8 metros de comprimento caiu sobre o muro de uma casa em Perus, bairro localizado na cidade de São Paulo, após a intensa chuva que atingiu a capital paulista na tarde de ontem.

A ventania fez com que a raiz da árvore fosse extraída do solo e a copa tombasse no muro da residência, localizada na Rua Antônio Pádua Dias. O acidente depredou a parede e danificou parte do portão, mas não chegou a atingir o carro estacionado na casa de André, o morador.

André conta que chegou a fazer o pedido de remoção da árvore para a Prefeitura da Cidade de São Paulo com medo de um possível desastre natural. "Não era algo que assustava, mas por precaução fizemos o pedido de corte (com receio) de qualquer acidente, de carro bater e a árvore cair ou até desastre natural", disse ele, à TV Globo.

"A Prefeitura fez a poda da copa para diminuir o peso na estrutura da casa. Provavelmente venha uma outra equipe só que vai ter que chamar um guindaste para jogara árvore na rua, porque se cortar aqui pode quebrar mais a casa pode cair no carro", diz o homem que mora na casa há seis anos.

Uma lei sancionada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB), em 13 de janeiro de 2020, permite que "os moradores da capital contratem empresas para realização de podas ou remoção de árvores que estão em suas residências. Antes, somente técnicos da Prefeitura podiam realizar o serviço", explica a Prefeitura em comunicado.

A multa pelo descumprimento da lei é de R$ 815 por muda ou árvore podada de modo irregular e dobra em caso de reincidência.