Topo

Esse conteúdo é antigo

Pai faz parto do filho no banheiro de casa, em Santos

Silvio Bastos, de 31 anos, teve que fazer parto do próprio filho após avanço rápido das contrações da namorada - Reprodução/Instagram
Silvio Bastos, de 31 anos, teve que fazer parto do próprio filho após avanço rápido das contrações da namorada Imagem: Reprodução/Instagram

Naian Lopes

Colaboração para o UOL, em Pereira Barreto (SP)

09/04/2021 15h58Atualizada em 09/04/2021 15h58

Um pai precisou fazer o parto do próprio filho no banheiro da casa da família, em Santos.

O episódio inusitado teve início anteontem, quando Letícia Ferreira Lara, de 27 anos, começou a sentir contrações intensas ainda na residência. Percebendo que estava dando à luz apenas quando estava com dilatação completa, a moça contou com a ajuda do namorado, Silvio Luis Bastos, de 31, que tomou para si o papel de médico.

Com 40 semanas de gestação, Letícia foi a uma clínica realizar o cardiotoco para saber como estava o bebê, ainda sem nenhum sinal de iminência do parto.

Ela retornou para casa, com autorização médica, mas à noite, depois de ter jantado, começou a sentir cólicas e a dor aumentou pouco a pouco.

Por volta das 22h, a mãe tomou um remédio, foi tomar banho e ficou um bom tempo no chuveiro. A jovem não imaginou que estava dando à luz, e as contrações ficaram mais longas e doloridas.

Perto da meia noite, o pai da criança ligou para a médica, quando escutou a moça gritar e avisar que o bebê estava nascendo.

Sangrando, Letícia sentiu que necessitava empurrar a criança e foi ajudada por Silvio. Após o nascimento de Théo, o casal ligou para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que chegou ao local e cortou o cordão umbilical, levando o menino e a mãe para o Hospital Silvério Fontes, também na cidade do litoral paulista.

Letícia explicou que já havia programado sustentar as contrações em casa, com a ajuda de uma doula, mas que não contava com o avanço rápido das dores.

"Eu só fiz o pré-natal com a ginecologista obstetra, mas ela não me acompanharia no parto, não sabe que ele nasceu. Minha equipe era uma doula e uma enfermeira obstetra, para ir ao hospital somente quando necessário. Mas foi tudo evoluindo tão rápido que não deu tempo delas chegarem. Vieram ao hospital comigo, para ver se estava tudo bem, mas não puderam entrar", contou a professora de inglês.

"A parte do susto mesmo foi quando eu percebi que ele estava saindo, mas isso demorou 1 ou 2 minutos no máximo, então não deu tempo de ter tanto medo. Na hora que ele saiu eu queria ter certeza que estava vivo! E ele logo chorou e nos acalmou. Mas foi muito estranho como tudo aconteceu tão rápido, eu não tive as fases do parto normais, eu simplesmente passei da inicial para ativa e expulsivo muito rápido", garantiu.

Théo não apresentou nenhum problema de saúde pelo parto improvisado, e nasceu pesando 3,4 kg e com 49 centímetros. Ainda no hospital, a mãe contou que ela e a criança "estão ótimos e saudáveis, aguardando para sair amanhã".