Topo

Esse conteúdo é antigo

PSOL pede na Justiça afastamento imediato de Jairinho da Câmara do Rio

Dr. Jairinho foi preso temporariamente no Rio de Janeiro por suspeita de participação no assassinato do menino Henry Borel Medeiros, de 4 anos - Vitor Brugger/Estadão Conteúdo
Dr. Jairinho foi preso temporariamente no Rio de Janeiro por suspeita de participação no assassinato do menino Henry Borel Medeiros, de 4 anos Imagem: Vitor Brugger/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

09/04/2021 20h55

O PSOL pediu hoje na Justiça o afastamento imediato do vereador Dr. Jairinho até a conclusão do Caso Henry. O partido, representado por seus vereadores Chico Alencar, Tarcísio Motta, Thais Ferreira, Monica Benicio, Paulo Pinheiro, William Siri e Dr. Marcos Paulo, defende que ele tenha também o funcionamento do gabinete e suas prerrogativas funcionais suspensos.

Os vereadores argumentam que apesar de o Conselho de Ética da Câmara ter aprovado ontem o afastamento cautelar imediato de Dr. Jairinho, esta determinação não existe no regulamento da Câmara e, portanto, poderia ser desrespeitada pelo suspeito. Eles acrescentam que uma suspensão temporária do exercício do mandato poderia atrapalhar uma futura cassação.

"A despeito de todo o exposto, o Vereador se encontra afastado das atividades parlamentares exclusivamente em razão da sua prisão, de modo que poderá retornar ao exercício do seu mandato em caso de liberdade, apesar do inquérito policial em curso e das tentativas de atrapalhar as investigações", afirmaram os requerentes no texto.

Eles completam: "Não se pode admitir que novamente o parlamentar tente usar sua influência política para dificultar a apuração dos fatos, muito menos a estrutura do legislativo municipal para atender aos seus próprios (e ilegítimos) interesses. Além disso, manter Dr. Jairinho como vereador mesmo estando preso e mesmo com todas as evidências que surgem diuturnamente contra o parlamentar, desabona a própria representação popular e o parlamento como um todo."

Na ação, os vereadores afirmam ainda que a morte do menino Henry Borel, enteado de Dr. Jairinho, é um crime que chocou o país. Eles também citaram que peritos concluíram que a morte do menino Henry dificilmente decorreu de um acidente doméstico.

Ontem, Dr. Jairinho foi preso temporariamente suspeito de matar Henry Borel, de 4 anos. No mesmo dia ele foi expulso do seu partido, o Solidariedade. Logo após a prisão, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro informou que a remuneração do vereador foi suspensa.