Topo

Esse conteúdo é antigo

RS amplia horário de funcionamento de bares, restaurantes e outros serviços

Governador do Rio Grande do Sul anunciou flexibilização de medidas restritivas no estado - Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Governador do Rio Grande do Sul anunciou flexibilização de medidas restritivas no estado Imagem: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Colaboração para o UOL

09/04/2021 16h24

O governo do Rio Grande do Sul anunciou que a partir de amanhã as medidas de restrição impostas no estado serão flexibilizadas. Serviços considerados não essenciais passam a abrir todos os dias. O anúncio foi feito pelo governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo, e a decisão vale para todas as bandeiras de combate à covid-19.

As novas regras valem para bares, lanchonetes e restaurantes, academias, templos religiosos, comércio não essencial e transporte coletivo. Com a decisão, o atendimento presencial passa a ser permitido e lojas poderão abrir também aos finais de semana. Bares e restaurantes podem funcionar por mais tempo também durante a semana.

No anúncio, o governador destacou a necessidade de reforçar a fiscalização. "Como a situação ainda inspira muita cautela, a fiscalização intensa e rigorosa da obediência aos protocolos é fundamental", disse.

Para isso, o governo de estado irá disponibilizar verba para que novos fiscais sejam contratados. O auxílio, no entanto, só será liberado após as prefeituras atualizarem e enviarem novos planos de fiscalização.

Leite pediu, ainda, cooperação da população para que a reabertura aconteça de forma segura. O governo trabalha para atualizar e lançar, nos próximos dias, um novo Disque Denúncia para encaminhamento de denúncias sobre infrações e quebras de protocolos.

"E não estamos pedindo para que quem denuncie seja dedo-duro do vizinho, ou do colega que está infringindo as normas. Pedimos para que seja um cidadão consciente e que exija respeito. O vizinho que está fazendo festinha e aglomeração está desrespeitando você e colocando você e sua família em risco", argumentou.

Mudanças dos protocolos

De segunda a sexta-feira, com manutenção da restrição de atividades presenciais entre 20h e 5h:

  • Saúde, farmácias, construção, veterinários, etc: sem restrição de horário
  • Supermercados: sem restrição de horário
  • Bares, lanchonetes e restaurantes (25% do público): entre 5h e 23h (entradas até 22h); após esse horário somente delivery
  • Comércio não essencial: entre 5h e 20h; após esse horário somente delivery
  • Academias e serviços religiosos: entre 5h e 22h
  • Demais serviços: entre 5h e 20h

Fins de semana e feriados, com manutenção da restrição de atividades presenciais entre 20h e 5h:

  • Saúde, farmácias, construção, veterinários, etc: sem restrição de horário
  • Supermercados: sem restrição de horário
  • Bares, lanchonetes e restaurantes (25% do público): entre 5h e 16h (com entrada até 15h); delivery e pegue e leve entre 15h e 20h; delivery entre 20h e 5h
  • Comércio não essencial: entre 5h e 20h; após esse horário somente delivery
  • Academias e serviços religiosos: entre 5h e 22h
  • Demais serviços: entre 5h e 22h