Topo

Esse conteúdo é antigo

Após 46 dias internado com covid, idoso recebe alta ao som de Luiz Gonzaga

Aliny Gama

Colaboração para o UOL

21/04/2021 07h16Atualizada em 21/04/2021 07h16

O idoso Martinho Minervino Queiroz, de 67 anos, recebeu alta ontem após 46 dias internado com covid-19.

Mas o paciente se despediu da equipe médica em grande estilo, ganhando uma surpresa com direito a "quadrilha" fora de época, embalada pela música "Xote das Meninas", de Luiz Gonzaga, uma das preferidas dele.

A dança típica de festa junina teve como integrantes os funcionários do hospital, que formaram um "corredor" por onde Queiroz passou de cadeira de rodas.

gonzaga - Divulgação/ Ascom Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba  - Divulgação/ Ascom Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba
Imagem: Divulgação/ Ascom Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba

Ele estava internado desde o início da primeira semana de março no Hospital de Clínicas de Campina Grande (PB), localizado na região Agreste do estado, chegando em estado grave à unidade.

O idoso mora no município de Taperoá (PB), a 122 km de Campina Grande.

Na sua saída do local, gravada pela equipe, ele aparece com uma camisa xadrez e calça jeans, sentado em uma cadeira de rodas e segurando uma placa com os dizeres: "eu venci a covid-19".

Quando o idoso chegou à recepção do hospital, a equipe animada o aplaudiu e logo formou o corredor para ele passar ao som de Luiz Gonzaga.

Bastante emocionado, Queiroz se despediu da equipe e agradeceu os cuidados que recebeu no tempo em que ficou internado no Hospital de Clínicas.

"Um forró para comemorar grandes vitórias", destacou a SES-PB (Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba).

Dos 46 dias internado, o idoso passou 44 em um leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Desse período, o paciente ficou intubado em 32.

"No HC, além de equipamentos modernos, o principal cuidado fica por conta dos colaboradores, que trazem consigo o melhor remédio que o hospital poderia fornecer, o amor", afirmou a SES-PB.

De acordo com dados da SES-PB, o Hospital de Clínicas de Campina Grande já registrou mais de 700 altas médicas de pacientes internados com covid-19 desde que iniciou seu funcionamento, em julho do ano passado.

Hoje, de acordo com o HC, seis pacientes receberam alta para casa e dois receberam alta da UTI para leitos clínicos. Além disso, um paciente foi extubado. Atualmente, o hospital está com 82 pessoas internadas. O hospital é exclusivo para atender doentes com covid-19 e possui 113 leitos no total — sendo 60 leitos de UTI, 40 leitos de enfermaria e 13 leitos semi-intensivo.

Segundo informações de ontem, a Paraíba registra 64% de ocupação de leitos de UTI adulto e 54% de leitos de enfermaria adulto.

O último Boletim Epidemiológico da SES-PB detalha que 282.039 pessoas já foram infectadas pelo coronavírus no estado, sendo registradas 6.520 mortes em decorrência do vírus.

194.932 pessoas se recuperaram da infecção. Nas últimas 24 horas, a Paraíba registrou 1.072 novos casos e 42 novos óbitos, além de 288 pessoas recuperadas da covid-19.

Até hoje, 789.47 doses da vacina contra a covid-19 foram aplicadas no estado, sendo 585.154 pessoas receberam a primeira dose do imunizante e 203.893 tomaram a segunda dose. A meta é vacinar 1,3 milhão de pessoas.