Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Motorista de ônibus é flagrado chutando passageiro em Campinas

Felipe de Souza

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

26/04/2021 17h32

Um motorista de ônibus de Campinas, interior de São Paulo, foi demitido hoje depois de ser gravado chutando um passageiro durante uma viagem no transporte coletivo municipal. O caso aconteceu no último sábado (24) à noite, e repercutiu nas redes sociais.

O vídeo, feito por um passageiro da linha 404, que liga o Jardim Maria Rosa ao Terminal Central, mostra o momento em que o condutor, que não teve o nome divulgado, obriga o passageiro a descer do veículo, começa a xingá-lo, até a hora que dá um chute na região do peito.

O passageiro cai de costas na calçada e fica imóvel por alguns segundos, tempo em que o ônibus sai para continuar o itinerário.

O UOL localizou uma testemunha do que aconteceu. Ela pediu para não ser identificada. Não foi ela quem gravou o vídeo da agressão, mas estava na região da avenida João Jorge (principal ligação do centro de Campinas aos bairros da periferia) quando ouviu a discussão.

"O homem perguntou ao motorista se o ônibus passava na Lix da Cunha, pois constava essa informação na placa lateral do itinerário. O motorista disse que não passava. O passageiro questionou então porque tinha na placa, e aí o condutor perdeu a cabeça", disse.

Lix da Cunha é o nome de uma avenida de Campinas e também de uma rodovia estadual, conhecida como Estrada Velha de Indaiatuba, região atendida pela concessionária. A linha 404, porém, não passa por nenhum dos dois trechos, o que levanta a suspeita de que a placa lateral estava errada.

A testemunha disse que, após ver a agressão, o homem, que parece ter entre 35 e 40 anos, ficou caído no chão. "Eu tive que deixar a área porque a minha condução já havia chegado. Mas sei que ele ficou meio que 'em estado de choque', parado, não acreditando no que havia acontecido", completou.

O UOL apurou com o Samu, Corpo de Bombeiros e hospitais próximos que não houve nenhum caso de agressão registrado na noite e madrugada de sábado. Também não há boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil contando o que aconteceu. A vítima não foi localizada pela reportagem.

Ontem, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), responsável pela administração e gerenciamento do trânsito e transporte público, informou que a empresa operadora da linha, Onicamp Transporte Coletivo, havia afastado temporariamente o motorista para avaliar as condições em que a agressão ocorreu.

"Os motoristas, enquanto prestadores do serviço de transporte público, devem se colocar à disposição dos usuários para toda e qualquer informação necessária, pois é uma atribuição obrigatória da função. Em caso de violência, o registro de um Boletim de Ocorrência junto às autoridades policiais, também deve ser feito", informou a autarquia, em nota.

Hoje, porém, o Sindicato das Empresas de Transporte Metropolitano e Urbano de Passageiros da Região Metropolitana de Campinas (Setcamp), que representa as empresas concessionárias do transporte público de Campinas, informou que a direção da transportadora analisou as imagens das câmeras internas do ônibus e decidiu pela demissão do colaborador.

"A atitude do funcionário é inaceitável e a transportadora esclarece que repudia todo e qualquer tipo de violência", apontou, em nota encaminhada ao UOL. Uma sindicância interna também foi aberta para verificar o que realmente causou a confusão, e se a placa do veículo estava de fato errada.

O nome do motorista não foi divulgado, e a reportagem não conseguiu localizá-lo.