Topo

Esse conteúdo é antigo

Menino de 10 anos morre ao tomar choque enquanto jogava bola em escola

Um menino morreu eletrocuado no estacionamento da escola Governador Mário Covas Júnior - Reprodução
Um menino morreu eletrocuado no estacionamento da escola Governador Mário Covas Júnior Imagem: Reprodução

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos

26/04/2021 12h39

Davi Cristian Silva Santos, de 10 anos, morreu na tarde de ontem após encostar em um poste de iluminação, no estacionamento da Escola Estadual Governador Mário Covas Junior, na área continental de São Vicente (SP), e tomar um choque enquanto jogava bola com familiares.

De acordo com testemunhas, Davi estava jogando uma partida de futebol com familiares e algumas crianças, quando tocou em um dos postes de iluminação do estacionamento da unidade de ensino e recebeu uma descarga elétrica.

O menino desmaiou imediatamente após tocar no poste. Segundo moradores do bairro Parque das Bandeiras, onde fica a escola, ele precisou ser arrastado para longe do poste pois, mesmo caído ao chão, a corrente elétrica continuava a passar pelo seu corpo, provocando espasmos musculares. Davi foi socorrido por sua família e por alguns moradores, e levado pelo pai ao Pronto Atendimento do Parque das Bandeiras.

Segundo informações da Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau), o menino deu entrada na unidade por volta das 17h40, com um quadro de parada cardiorrespiratória. "A equipe de emergência realizou manobras para ressuscitar o paciente, que infelizmente não resistiu e morreu", informou o órgão, por meio de nota.

Uma moradora do bairro, que tem um filho que estuda na Governador Mário Covas Junior, falou ao UOL sobre Davi. "Ele era coleguinha do meu filho, eles brincavam juntos às vezes. Gostavam muito de jogar bola. Meu filho não não saiu para brincar no domingo porque tínhamos ido visitar a avó. Ele está muito triste com o que aconteceu".

A moradora afirmou que não estranhou ao saber que a criança estaria brincando no estacionamento da escola no domingo porque, segundo ela, os vizinhos sabem que o local permanece aberto aos finais de semana, como um espaço de lazer da comunidade.

Já a Secretaria de Educação do Estado (Seduc/SP) informou, por meio de nota, que a escola estava com os portões trancados neste domingo, "como sempre ocorre aos finais de semana". O comunicado avisa que as aulas foram suspensas hoje, para que se possa apurar ocorrido e reforçar medidas de segurança.

"A Seduc SP lamenta o ocorrido e informa que todos os procedimentos estão sendo tomados no local. O boletim de ocorrência foi registrado e o caso inserido no Placon, sistema do Programa Conviva que tem como principal objetivo monitorar a rotina das escolas da rede estadual. Também foi acionado o Conselho Tutelar.

Até o fechamento desta matéria, o UOL não havia conseguido contato com a família do menino.

Visita de inspeção

Uma equipe do gabinete de segurança da Secretaria de Educação do Estado realiza uma vistoria na escola hoje, com a participação de membros da Diretoria de Ensino de São Vicente.

Um psicólogo do Conviva Central (Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar) também participa da comitiva em visita à unidade. O objetivo é prestar assistência à equipe de profissionais da escola.

"Além da parceria com a Ronda Escolar, o Gabinete Integrado de Segurança e Proteção Escolar (Gispec), que conta com servidores da Educação e da Polícia Militar, contribui para o planejamento das estratégias de segurança em toda a rede", concluiu a Seduc/SP, na nota.

A unidade de ensino foi inaugurada em 1998, pelo ex-governador Mário Covas, atendendo a uma demanda dos moradores do bairro, localizado em uma área cortada por uma rodovia de grande fluxo, dificultando o acesso das crianças a outras unidades escolares da área continental.

Em 2019, o Governo do Estado anunciou investimentos de R$ 43,1 milhões em obras de melhoria de infraestrutura e reformas em 51 escolas da rede estadual da Região da Baixada Santista, no programa Escola+Bonita. A E.E Governador Mário Covas Junior estava na lista de unidades a serem recuperadas.