Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem que foi candidata a vereadora tem morte súbita aos 21 anos em ES

Letícia Caliman, de 21 anos, teve uma parada cardíaca em casa, no ES - Reprodução/Facebook
Letícia Caliman, de 21 anos, teve uma parada cardíaca em casa, no ES Imagem: Reprodução/Facebook

Caio Santana

Do UOL, em São Paulo

25/05/2021 16h08Atualizada em 25/05/2021 17h06

Letícia Caliman Baptisti, de 21 anos, que foi candidata a vereadora em 2020 pela cidade de Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, teve uma parada cardíaca e morreu em casa na tarde de ontem.

A jovem cursava Arquitetura e Urbanismo no Instituto Federal do Espírito Santo, no campus de Colatina, e era filiada ao Partido Verde, conseguindo 85 votos no pleito do ano passado, o que não foi suficiente para elegê-la.

Você pode assistir a toda a programação do Canal UOL aqui

A jovem era sobrinha do deputado federal capixaba Evair de Melo (PP-ES). Em entrevista ao UOL, ele afirmou que Letícia não possuía nenhuma comorbidade e detalhou suas últimas horas de vida.

"[Letícia] Trabalhou pela manhã, em um escritório de arquitetura. Veio almoçar. Chegando em casa, alegou estar fraca, pediu para a mãe segurá-la e faleceu fulminantemente", explicou.

"Não tinha comorbidade. Passou o final de semana com a gente super bem", completou ele.

Nas redes sociais, Evair ainda deixou uma mensagem de despedida para a sobrinha.

"Com muita tristeza hoje nos despedimos da nossa querida sobrinha Letícia Caliman. Vítima de uma parada cardíaca irreversível", iniciou ele na legenda de uma publicação.

Ele também disse que sempre sentiu muito orgulho da jovem, que havia surpreendido a todos quando decidiu se candidatar a vereadora ano passado.

"Meiga, quietinha, atenta, super carinhosa, ao mesmo tempo decidida e guerreira. Sonho de ser arquiteta. Nos surpreendeu nas últimas eleições, quando por conta própria aceitou ser candidata a vereadora em Venda Nova, dizendo que queria aprender de política e aceitaria o desafio", escreveu o deputado.

"A gente nunca está preparado. Passou as últimas horas com a gente com o sorriso de sempre. Tenho certeza que seu lugarzinho está guardado no céu. Vai deixar um vazio enorme que preencheremos com a fé e amor eterno por ti", afirmou ele despedindo-se.

Colegas da faculdade

O Instituto Federal do Espírito Santo, em Colatina, onde Letícia cursava arquitetura, decretou luto oficial e se solidarizou com os familiares e amigos.

Rafael Santos, que estudava na mesma turma de Letícia, disse ao UOL que todos foram pegos de surpresa com o falecimento repentino da jovem: "Os professores e alunos estão muito abalados".

Os amigos do curso de Letícia fizeram uma mensagem coletiva de despedida para a jovem.

"Letícia era de um coração enorme. Sempre bondosa, amorosa, cheia de carinho para oferecer. A alegria dela sempre nos contagiou, os comentários engraçados durante a aula que conseguiam tirar um riso de qualquer um, tinha uma risada tão boa, um abraço tão bom, tão acolhedor.".

"De uma coisa temos certeza, ela nunca será esquecida. Ficam as melhores lembranças, as risadas, as noites do cachorro-quente na casa dela, os dias da pipoca no refeitório (ela chegou até sem querer ativar o alarme de incêndio fazendo pipoca), as idas ao centro para fazer companhia, noites de estudo com brigadeiro, o jeitinho espontâneo e inocente dela de perguntar algo. Ela está guardada para sempre nos nossos corações!".