Topo

Esse conteúdo é antigo

Papagaio é resgatado após gritos de 'socorro' em árvore em Vitória

Papagaio estava em árvore em Vitória havia dez dias - Divulgação/Semmam
Papagaio estava em árvore em Vitória havia dez dias Imagem: Divulgação/Semmam

Do UOL, em São Paulo

27/07/2021 10h30Atualizada em 27/07/2021 12h21

O Serviço de Resgate de Animais Silvestres resgatou um papagaio que ficava pedindo "socorro" em uma árvore no bairro Jardim da Penha, em Vitória, na manhã de hoje. O animal estava na região havia dez dias e ficou conhecido pelos moradores pelos gritos característicos.

De acordo com a Semmam (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), uma moradora conseguiu se aproximar da árvore para oferecer alimento e água. Foi ela que também acionou o serviço.

"O papagaio estava bem e vai ficar ainda melhor aos cuidados que receberá daqui para a frente. Esse resgate ganha ainda mais importância por tratar-se de um animal que não tem anilha, ou seja, não tem registro, é fruto do comércio ilegal de animais silvestres", diz o biólogo Saulo Ramos, da Semmam.

A ave foi levada para o Cefas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Barcelona, no município da Serra (ES), onde receberá os cuidados especializados.

Segundo a Semman, o papagaio interagia de longe com os moradores e causou comoção pelos pedidos de socorro. Devido à boa saúde, ele conseguiu fugir de outras tentativas de resgate. "Desta vez, com o tempo, a moradora ganhou a confiança dele, o que possibilitou a captura", explica Saulo.

Apesar de o papagaio ter sido resgatado, o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger, alertou que nem todo animal silvestre precisa ser recolhido. "A cidade tem muitas áreas verdes, e é comum encontrarmos animais silvestres no espaço urbano. O recolhimento só é recomendado se o bicho apresenta risco para a população ou se está ferido ou precisando de cuidados."