Topo

Esse conteúdo é antigo

Gaúchos comemoram efeitos do frio: 'Tenho 62 anos e nunca tinha visto neve'

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/07/2021 12h56

A nevasca que atingiu ontem a cidade de Caxias do Sul (RS) reuniu dezenas de pessoas em uma popular praça da cidade. Alguns moradores comemoraram a chegada do fenômeno, incluindo um homem de idade avançada, que brincava como se fosse criança.

"Tenho 62 anos e nunca tinha visto a neve. Ver a beleza da natureza é algo indescritível", disse o caminhoneiro Gonçalves Marques, à RBS, afiliada da TV globo na região. A cidade também amanheceu ontem com alguns pontos cobertos por neve, como ocorreu no estádio do Juventude.

Carros, ruas e até rodovias ficaram cobertos por neve e as pessoas aproveitaram para curtir o raro momento com fotos e bonecos de neve.

Segundo a Somar Meteorologia, mais de 40 cidades gaúchas tiveram geada e 33 municípios tiveram neve.

"Valeu a pena. Na verdade, você quase não sente frio por causa da emoção da neve. É maravilhoso, é maravilhoso!", falou Joselaine da Silva Marques, à RBS.

Impacto na agricultura

Segundo a Reuters, o clima já elevou os preços internacionais de café e do açúcar e a previsão é que hoje seja o dia mais frio do ano.

Em relatório divulgado ontem, Marco Antonio dos Santos, sócio da consultoria meteorológica Rural Clima, disse que o sul de Goiás e Mato Grosso do Sul, onde há bastante atividade agrícola, enfrentam baixas temperaturas no final desta semana.