Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleia é encontrada morta na praia de São Conrado, no Rio

Baleia foi encontrada morta na manhã de hoje na praia de São Conrado - Reprodução/Twitter@Informacoes_RJ
Baleia foi encontrada morta na manhã de hoje na praia de São Conrado Imagem: Reprodução/Twitter@Informacoes_RJ

Do UOL, em São Paulo

18/08/2021 12h00Atualizada em 18/08/2021 13h31

Uma baleia jubarte foi encontrada morta encalhada na manhã de hoje na praia de São Conrado, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Moradores da região compartilharam imagens pelas redes sociais.

Segundo a Guarda Municipal do Rio, agentes estão isolando a área para a remoção do corpo do animal.

A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) encontrou o animal ao amanhecer e acionou o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), da UERJ, que está no local para retirar material para análise.

O encalhe de baleias jubarte no litoral brasileiro bateu recorde histórico em um ano, já no mês de agosto.

Segundo o Projeto Baleia Jubarte, que estuda o maior mamífero a transitar no litoral brasileiro, bem como documenta os encalhes registrados, até hoje, houve recorde de espécimes encalhados na costa nacional neste ano. O número mais alto, até então, tinha sido em 2017, quando todo o ano somou 122 ocorrências do tipo.

A chegada dos mamíferos aquáticos no litoral brasileiro é comum nesta época, já que elas costumam chegar a região sul da Bahia e norte do Espírito Santo com o intuito de se reproduzirem. Entretanto, muitas não conseguem chegar até o local por diversas razões, desde naturais ou por intervenção humana, e acabam encalhadas nas praias do sul e sudeste.