Topo

Esse conteúdo é antigo

SP terá calor intenso hoje, mas dezembro começa com frente fria no Sudeste

São Paulo terá calor hoje; dezembro começa com frente fria - Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo
São Paulo terá calor hoje; dezembro começa com frente fria Imagem: Fábio Vieira/Fotorua/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

29/11/2021 07h00

O paulistano deve aproveitar o calor de hoje na cidade de São Paulo já que a previsão é de que uma frente fria chegue ao Sudeste a partir de amanhã derrubando a temperatura e aumentando as chances de chuva nos primeiros dias de dezembro.

Na capital paulista, a segunda-feira será marcada por predomínio de sol, calor e baixos índices de umidade. Os termômetros podem superar os 32°C, enquanto os índices de umidade devem atingir valores próximos aos 30% nas horas mais quentes, de acordo com CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo).

Entre o final da tarde e o decorrer da noite a aproximação de uma frente fria causa aumento de nebulosidade e pancadas de chuva que podem ser de forte intensidade, com trovoadas e rajadas de vento.

Amanhã, a propagação do sistema frontal pelo litoral paulista deixa o tempo instável, com muita nebulosidade e chuvas variando de moderada a forte intensidade no decorrer do dia. As mínimas oscilam em torno dos 19°C, enquanto as máximas não devem superar os 24°C.

Nos outros dias, as mínimas seguem caindo: a previsão é de 17ºC na quarta (máx. de 23ºC), 16ºC na quinta-feira (máx. 24ºC) e de 15ºC na sexta-feira (máx. 25ºC). As previsões são do Jornal do Tempo.

Sudeste: chuva e frente fria

Assim como na cidade de São Paulo, áreas do Rio de Janeiro e Minas Gerais começam a semana com calor. Segundo o Climatempo, o ar fica abafado e há risco de temporais localizados, com raios e vento forte, em áreas de Minas Gerais e do Espírito Santo. No Rio De Janeiro o calor é intenso e não chove hoje.

Amanhã, com o avanço da frente fria, o tempo continua bastante instável e com risco de chuva forte em São Paulo. A chuva aumenta também no Rio de Janeiro, no centro-sul de Minas e no Triângulo Mineiro. Além da chuva, as temperaturas tendem a diminuir.

Na quarta-feira, a frente fria avança reforçando as instabilidades em muitas áreas do centro-norte do país, inclusive em regiões do Sudeste. A tendência é de volumes elevados de chuva e que podem provocar transtornos.

Dezembro começa com chuva no centro-norte

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), extensa faixa de nebulosidade com grandes áreas de instabilidade, deve trazer muita chuva ao centro-norte brasileiro logo na primeira semana de dezembro.

São esperados grandes volumes de chuva, na ordem de 40 a 80 mm na Bahia, no Espírito Santo, norte do Rio De Janeiro, centro-norte de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, sul do Maranhão, Piauí, Tocantins e sul do Amazonas e do Pará.