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Procon pede explicações para Gol sobre cadela que desapareceu em conexão

Pandora fugiu no aeroporto de Guarulhos na última quarta-feira (15) quando era transportada pela Gol - Reprodução/Arquivo Pessoal
Pandora fugiu no aeroporto de Guarulhos na última quarta-feira (15) quando era transportada pela Gol Imagem: Reprodução/Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

22/12/2021 17h29Atualizada em 22/12/2021 17h29

O Procon-SP (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo) pediu explicações para a Gol Linhas Aéreas sobre o caso da cadela que desapareceu na última quarta-feira (15) durante uma conexão no aeroporto de Guarulhos.

"Além de esclarecer sobre esse caso específico, a Gol deverá detalhar os procedimentos para o transporte de animais até que ele chegue ao seu destino e explicar quais providências toma quando acontece alguma irregularidade", informou o Procon.

Pandora, como é chamada, viajava de Recife para Navegantes (SC) com o seu tutor, o garçom Reinaldo Junior. Ao UOL, ele disse ter sido informado do ocorrido 15 minutos antes de embarcar para o destino final.

A empresa teria dito para ele que Pandora teria destruído a caixa de transporte antes de fugir. Reinaldo afirmou, no entanto, que o objeto estava intacto.

O garçom disse que registrou um boletim de ocorrência na polícia do aeroporto e tem distribuído panfletos pela cidade na busca pelo animal. A empresa tem arcado com os custos de hospedagem e de uma equipe de resgate animal.

No domingo, quando a reportagem entrou em contato, a Gol afirmou que a cachorra fugiu "pelo pátio, invadiu o Terminal de Cargas do aeroporto, seguiu sentido a rodovia Hélio Smidt, mas depois não foi mais vista".

A empresa disse ter contratado a "Alerta Pet", empresa que presta serviços de divulgação de casos de cães perdidos a partir da fixação de cartazes e pelas redes sociais e por anúncios feitos por geolocalização para Guarulhos e região.

O Procon-SP também pediu para que a empresa apresente todos os "informes e orientações oferecidos aos consumidores no ato da contratação dos serviços", além dos custos envolvidos. A empresa tem três dias, a contar a partir de amanhã, para prestar todas as explicações.