Topo

Esse conteúdo é antigo

Minas Gerais segue com 124 municípios em situação de emergência

Ruas da cidade de Porteirinha, no norte de Minas Gerais, ficaram alagadas após fortes chuvas - Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação
Ruas da cidade de Porteirinha, no norte de Minas Gerais, ficaram alagadas após fortes chuvas Imagem: Corpo de Bombeiros de Minas Gerais/Divulgação

Fabrício de Castro

Do UOL, em Brasília

01/01/2022 11h44

A Defesa Civil de Minas Gerais informou neste sábado (1º) que 124 municípios do estado seguem em situação de emergência em função das chuvas. O número é o mesmo verificado um dia antes.

Desde a última segunda-feira (27), fortes chuvas atingem as cidades no norte de Minas, resultando em ruas alagadas e casas inundadas em Salinas, Porteirinha e Montes Claros. Cidades de outras regiões também sofreram estragos.

De acordo com a Defesa Civil, ocorreram até o momento seis mortes no estado, registradas em Uberaba, Coronel Fabriciano, Nova Serrana, Engenheiro Caldas, Pescador e Montes Claros. Desde outubro — quando começa o período de chuvas — o órgão contabiliza 3.017 pessoas desabrigadas e 12.783 desalojadas.

Chuvas continuam

Conforme a Defesa Civil, o tempo segue instável em Minas Gerais, com pancadas de chuvas a qualquer hora do dia, em especial no centro, no noroeste e na Zona da Mata do estado. Por outro lado, a chuva tende a diminuir no norte e no Vale do Jequitinhonha, regiões bastante afetadas pelas chuvas em dezembro.

A Defesa Civil alerta ainda para a possibilidade de chuva forte sobre Belo Horizonte.