Topo

Esse conteúdo é antigo

Azul inspeciona avião após código de sequestro ser acionado por engano

Avião da Azul teve código de sequestro acionado por "falha operacional" - Divulgação
Avião da Azul teve código de sequestro acionado por "falha operacional" Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/01/2022 11h35Atualizada em 29/01/2022 11h35

Um avião da Azul passou por uma inspeção da empresa após ter o código de sequestro acionado por engano ontem durante um voo que saiu de Campinas (SP) tinha como destino a cidade de Salvador (BA). A aeronave já foi liberada e ficou comprovado que não houve o sequestro.

O incidente ocorreu após um alerta de quatro dígitos que corresponde a ocorrência de sequestro ter sido digitado no transponder, equipamento instalado nos aviões que emite sinais de rádio sobre a situação do voo. O aparelho também é utilizado para a identificação das aeronaves.

Procurada pelo UOL, a Azul informou por meio de nota que houve "falha operacional" e "após o pouso, o avião foi submetido a um protocolo de segurança da companhia e do Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA), que não identificou riscos para a segurança do voo".

A empresa aérea não informou por qual motivo o código foi acionado. "A companhia lamenta eventuais aborrecimentos causados a bordo e destaca que ações como essa necessárias para garantir a segurança de suas operações", diz comunicado da Azul.

A aeronave em questão se trava de um Embraer E195, que saiu de Campinas às 17h38 e pousou em Salvador às 19h52. O número do voo era AD4141.