Topo

Esse conteúdo é antigo

PM de folga atira em homem durante briga em SP; veja vídeo

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

29/01/2022 13h33Atualizada em 29/01/2022 16h51

Dois policiais militares, que estavam de folga, foram presos após se envolverem em uma briga e um deles balear um homem de 41 anos na cabeça. O caso aconteceu em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, na madrugada de ontem. O estado da vítima é considerado gravíssimo.

A confusão foi por volta das 2h40, de acordo com o boletim de ocorrência. O relato no documento aponta que o bar em que eles estavam fechou, mas os grupos permaneceram na calçada, conversando. A discussão aconteceu após a vítima, Gilberto Oliveira da Silva, cumprimentar uma mulher que acompanhava os militares, ainda de acordo com o boletim.

"O Giba [como Gilberto é conhecido] é uma pessoa que conhece todo mundo na cidade. A mulher veio cumprimentar ele e os policiais ficaram com ciúmes e foram para cima dele. Até então, ninguém sabia que eram policiais e estavam armados", conta um amigo da vítima ao UOL, que com medo, pediu para não se identificar.

Gilberto Oliveira da Silva - reprodução/ Facebook - reprodução/ Facebook
Gilberto Oliveira da Silva levou um tiro de um PM de folga em São Sebastião durante uma briga. O estado dele é gravíssimo
Imagem: reprodução/ Facebook

A ação foi flagrada por uma câmera de segurança. Nas imagens, é possível ver a discussão na calçada. Durante a confusão, o soldado da PM saca a arma e atira contra Gilberto, que é atingido na cabeça e cai desacordado. Após a vítima estar no chão, outro soldado se aproxima e chuta Gilberto.

Ele foi socorrido pelo Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência). Segundo a família, o homem foi transferido ao Hospital Regional de São José dos Campos, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), passou por uma cirurgia na tarde de ontem e segue em estado gravíssimo.

"Precisamos aguardar 72 horas para ver como ele vai reagir. Como afetou o cérebro, ele vai ficar com sequelas e pode até mesmo ficar em estado vegetativo", relatou um familiar da vítima, que também pediu para não ter o nome divulgado.

Segundo a ocorrência, os dois policiais se apresentaram na delegacia e foram presos. O PM que atirou, de 31 anos, estava alcoolizado e confessou o crime. O policial que chutou a vítima no chão também foi retido. Eles vão responder pelos crimes de tentativa de homicídio, lesão corporal e prevaricação.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo) confirmou que os dois militares vão responder pelos crimes cometidos e continuam presos. "Imagens de câmeras de monitoramento foram analisadas e a dupla autuada em flagrante, sendo que ambos permaneceram detidos à disposição da Justiça", diz o órgão, em nota.

Segundo a Polícia Civil, os militares envolvidos não são da cidade e estão no litoral paulista integrando a Operação Verão, que reforça o efetivo da PM no litoral durante a temporada.