Rio Tietê transborda e cidades do interior de SP sofrem com alagamentos
Cidades do interior de São Paulo ficaram alagadas no início desta semana após o Rio Tietê transbordar com o grande volume de chuvas que acometeram o estado paulista. Segundo a Defesa Civil, o rio havia subido 9 metros até a tarde de ontem. A vazão geralmente está em torno de 130 metros cúbicos por segundo e, ontem, aumentou cinco vezes atingido 700 metros cúbicos, segundo informou a Prefeitura de Salto.
Por conta de alagamentos e enchentes, a Secretaria de Ação Social já contabilizou mais de 20 famílias desabrigadas na cidade. Além do Tietê, a prefeitura ainda anunciou que o Ribeirão Buru transbordou no domingo (30) e o Rio Jundiaí subiu 6 metros até a meia-noite de sábado (29). No entanto, uma baixa de 2 metros foi registrada ainda ontem.
O município de Tietê também foi afetado pelo aumento do nível das águas no rio. Willian Alves, Chefe do Departamento de Defesa Civil de Tietê, informou que a prefeitura está monitorando as áreas de risco e, caso seja necessário, atuarão com plano de emergência na assistência às famílias.
As águas do rio chegaram a invadir o Estádio do Comercial, a rua da bomba e o acesso em áreas da Fazenda Explanada Mandissununga.
Chuvas em São Paulo
Segundo a Defesa Civil, 27 municípios foram afetados com a chuva em São Paulo. Dentre as ocorrências, estão alagamentos, queda de árvores, quedas de muros e deslizamentos de terra. Uma das áreas mais afetadas no Estado é o noroeste da Grande São Paulo, que compreende, além de Franco da Rocha, as cidades de Caieiras, Francisco Morato e Várzea Paulista. Até agora, foram contabilizadas 24 mortes em decorrência das chuvas.
Diante dos prejuízos, Doria prometeu destinar R$ 15 milhões aos municípios, em caráter emergencial. O valor será distribuído de acordo com a gravidade da situação de cada local e deve ser utilizado principalmente para o aluguel social e obras de encosta.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.