Topo

Esse conteúdo é antigo

Regiões de São Paulo acumulam chuva esperada para 1 mês em apenas 4 dias

Regiões do estado de São Paulo ultrapassaram média histórica de chuva apenas entre quarta (26) e domingo (30) - ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Regiões do estado de São Paulo ultrapassaram média histórica de chuva apenas entre quarta (26) e domingo (30) Imagem: ROBERTO SUNGI/FUTURA PRESS/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

31/01/2022 09h45Atualizada em 31/01/2022 09h45

Os temporais que atingem São Paulo resultaram no acúmulo de um volume de chuvas esperado para todo o mês de janeiro em apenas 96h. Entre as 20h da quarta-feira (26) e as 20h de ontem, em ao menos cinco pontos do estado, o nível de precipitações ficou acima dos 250 mm, igualando ou ultrapassando a média histórica mensal, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Entre as regiões com mais chuva nos últimos quatro dias estão o Jardim Tamoio, em Jundiaí, com 283,8 mm; Jardim Pedro Ometto, em Jaú, com 270,8; Vila Aeroporto, em Campinas, com 263,4 mm; Parque Paulista, em Franco da Rocha, com 257,6 mm; e Várzea Paulista, com 255,8 mm.

No centro e no leste paulista, apenas entre os dias 29 e 30, choveu de 80 a 170 mm, enquanto a média histórica dos primeiros 31 dias do ano fica entre 250 e 300 mm na maior parte do estado, segundo registros do Inmet, levando em conta o período entre 1981 e 2010.

Os dados foram registrados pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Desastres Naturais).

Chuva deve continuar nos próximos dias

As fortes chuvas que atingiram principalmente o interior paulista e a Grande São Paulo devem continuar nos próximos dias. Durante o final de semana, ao menos 21 pessoas morreram em decorrência dos deslizamentos e enchentes no estado.

De acordo com o Climatempo, a Grande São Paulo terá pancadas de chuva que "ainda podem ser fortes e volumosas" nos primeiros dias da semana.

A chance de pancadas é maior nas regiões de Bauru, Piracicaba, Campinas, Vale do Paraíba, além do Litoral Sul e Região Metropolitana e Macro Metropolitana de São Paulo.

A previsão do Cemaden é de chuva intermitente até amanhã na Região Metropolitana, com intensidade de fraca a moderada. A partir da quarta-feira (2) a probabilidade de chuva diminui — as precipitações devem ser localizadas e de baixo volume.

As chuvas devem continuar na forma de pancadas, por isso o órgão alerta que outras inundações e enxurradas podem acontecer.