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Bolo de aniversário de criança de 1 ano é furtado em dia de festa no RJ

Bolo não foi entregue à destinatária final no RJ - Paloma Branquinho/Arquivo Pessoal
Bolo não foi entregue à destinatária final no RJ Imagem: Paloma Branquinho/Arquivo Pessoal

Daniele Dutra

Colaboração para o UOL no Rio

02/02/2022 04h02

Um bolo - encomendado para uma festa de aniversário de uma criança de um ano - foi furtado em Inhaúma, zona norte do Rio de Janeiro.
A organizadora de eventos Paloma Branquinho, 35, acusa o motorista de aplicativo vinculado a Uber de ter tomado o produto.

A encomenda, que deveria ser entregue às 15h de sábado, não chegou ao destino. E, por isso, um novo bolo precisou ser feito às pressas. Procurado pelo UOL, a Uber informou que há contradições entre os relatos de Paloma e do motorista, o que vai ser apurado em investigação (veja nota abaixo).

No sábado, a Uber informou para Paloma que o "motorista parceiro do seu envio relatou que nunca recebeu os itens no ponto de entrega". Por conta do ocorrido, a empresária registrou um boletim de ocorrência por furto e pretende processar a empresa.

Empresária do ramo de festas há cinco anos, Paloma oferece serviços de decoração, comes e bebes e fornece também o bolo para seus clientes, que é feito por Nivea Maria, uma confeiteira de sua confiança. No sábado, ela pediu um carro de aplicativo para buscar a sobremesa com sua fornecedora em Inhaúma. Chegando lá, o motorista pegou a encomenda, perguntou para ela para onde seria a corrida e cancelou logo em seguida.

Ela entrou em contato com a confeiteira no mesmo minuto, dizendo que a viagem tinha sido cancelada e que ela já estava solicitando outro transporte. Nívea não viu a mensagem na hora e, segundos depois, informou a Paloma que já tinha entregado a encomenda ao motorista.

paloma branquinho - Paloma Branquinho/Arquivo Pessoal - Paloma Branquinho/Arquivo Pessoal
Paloma Branquinho denunciou roubo de bolo por motorista de app: 'agiu de má fé'
Imagem: Paloma Branquinho/Arquivo Pessoal

"Eu fiquei desesperada, expliquei que o homem havia cancelado a corrida e nem saberia onde entregar o bolo. Tentei entrar em contato mas não consegui. Foi então que percebi que ele havia agido de má-fé, tinha furtado o bolo da minha cliente", disse Paloma Branquinho ao UOL.

Nívea explicou que, antes de entregar o bolo, conseguiu ainda tirar alguns fotos. "Colocamos o bolo no banco de trás do carro e orientei ao motorista que a cliente já estava no local para a retirada do bolo. Ele até perguntou se alguém iria com ele, falei que não", disse a confeiteira.

Quando voltou para casa, Nivea Maria pegou o telefone e viu as mensagens de Paloma. "Depois que percebemos que caímos em um golpe, começou a correria para preparar outro bolo. Foi muito chato, a gente não entende o que levou o motorista a fazer isso, roubar um bolo simples, de corte, um bolo de cozinha para um aniversário de um ano. Ele simplesmente sumiu com a encomenda e não levou para o destino", disse Nívea à reportagem.

"Medo era que o bolo não chegasse", diz cliente

O destino do bolo seria para a festa de um ano da Antonela, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio. A mãe da menina, Juliana Falcão, 39, recebeu o bolo com uma decoração um pouco mais simples do que o esperado, com recheio diferente e quatro horas de atraso:

"Minha primeira reação foi ficar com raiva da Paloma, depois decepção, porque era um momento muito esperado, primeiro ano da minha filha e não ter o bolo? Fora o constrangimento de uma festa de aniversário sem bolo", conta a cliente.

"Eu só pude curtir a festa porque eu não soube de nada, ela tinha informado ao meu marido e ele decidiu não me contar. Só descobri que a encomenda tinha sido roubada quando estava próximo do horário que ela tinha marcado com ele. No primeiro momento fiquei com raiva mas logo depois entendi que ela não iria se queimar por tão pouco. Meu medo era que o bolo não chegasse, mas graças a Deus a Paloma chegou a tempo", disse ao UOL a professora de Educação Física e mãe de Antonela.

Como Paloma estava trabalhando em três festas, não daria tempo de buscar o novo bolo pessoalmente. Mais uma vez, ela precisou pedir o carro de aplicativo. Dessa vez, contou a história para o motorista.

"Eu expliquei o que estava acontecendo e pedi pelo amor de Deus que ele entregasse minha encomenda". O homem se solidarizou com a empresária e disse para ela ficar tranquila que a encomenda chegaria no destino. Às 19h15, o bolo chegou a tempo para ser servido depois do parabéns.

Em nota, a Uber disse que "os relatos da usuária e do motorista parceiro apresentam contradições, que só poderão ser elucidadas pelas investigações. A Uber está à disposição das autoridades competentes para colaborar, nos termos da lei".