Após fechamento de cratera, pista central da Marginal Tietê é liberada
A pista central da Marginal Tietê entre as pontes do Piqueri e Freguesia do Ó, no sentido Ayrton Senna, foi liberada hoje, às 17h, após a cratera que se formou ao lado das obras da linha 6-Laranja do metrô ter sido preenchida.
O buraco abriu na manhã de terça-feira (1º). Segundo o governo estadual, houve um vazamento de uma adutora de esgoto no local. Ninguém se feriu. Ainda não se sabe o que causou o acidente.
A abertura da pista central hoje dependia diretamente da necessidade de instalar estacas para proteção e contenção do trecho. A avaliação, entretanto, é que o reparo feito nos últimos dias foi suficiente.
Se o estacamento tivesse sido feito, o prazo de liberação da pista central ficaria para o dia 11 deste mês.
Rochas e argamassa para tapar a cratera
Na noite do acidente, rochas foram usadas para começar o preenchimento da cratera. Os reparos foram feitos por 220 funcionários da STM (Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos), Sabesp e Linha Uni, braço da concessionária Acciona, responsável pelas obras da Linha 6-Laranja em uma Parceria Público Privada com o governo de São Paulo.
Para completar a cratera, foram usados 4 mil m³ de concreto, o equivalente a 650 caminhões betoneira, segundo nota conjunta divulgada pela STM e pela Sabesp. Como o terreno ficou estável, na avaliação da pasta, a liberação do trecho da pista central próximo ao buraco foi viável.
A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp afirmaram que contrataram o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para apurar os fatos e possíveis causas do acidente. O próprio IPT, segundo os órgãos do governo estadual, validou a ação de preenchimento da cratera.
O MP-SP (Ministério Público de São Paulo) instaurou inquérito civil, por meio da Promotoria de Justiça de Habitação e Urbanismo da Capital, para investigar as causas do desmoronamento e os danos urbanísticos e ambientais decorrentes do acidente. A polícia também investiga o caso.
O governo estadual montou um comitê para acompanhar o reparo e apurar as causas do acidente.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.