Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem é preso suspeito de pilotar drone para fazer entregas em prisão do RS

Drones foram apreendidos durante prisão de piloto que entregava drogas e celulares em presídios - Polícia Civil/Divulgação
Drones foram apreendidos durante prisão de piloto que entregava drogas e celulares em presídios Imagem: Polícia Civil/Divulgação

Colaboração para o UOL

17/02/2022 09h17

Um homem de 41 anos foi preso preventivamente hoje por suspeita de pilotar drones para fazer entregas de celulares e drogas na PMEC (Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas), na região metropolitana de Porto Alegre.

Também foram apreendidos hoje diversos drones. A identificação do homem não foi repassada à imprensa. A operação foi coordenada pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) da Polícia Civil e contou com a participação de 35 agentes.

Os investigadores chegaram até ele após uma tentativa de entrega de celulares na PMEC. Na ocasião, duas pessoas foram vistas próxima à cadeia, que, ao perceber a aproximação de agentes da Brigada Militar, acabaram fugindo pela mata. Pertences dessas pessoas foram deixados no chão.

drone - Polícia Civil/Divulgação - Polícia Civil/Divulgação
Imagem: Polícia Civil/Divulgação

Um drone de grande porte com um pacote já havia levantado voo, mas um policial militar conseguiu operar o aparelho até o solo da sede da PMEC. Ali, o pacote foi aberto e foram encontrados sete telefones celulares de diversas marcas, 485 gramas de cocaína e 380 gramas de maconha.

"A partir dessas apreensões, foi possível obter diversas informações que indicam o real responsável pelo drone, verificando-se que este mesmo aparelho já havia feito outros voos sobre outras casas prisionais gaúchas, configurando-se ainda mais o propósito do indivíduo responsável pelos crimes investigados", explicou o Deic em nota divulgada à imprensa.

Além da prisão, foram cumpridos outros sete mandados de busca e apreensão nas cidades de Eldorado do Sul, Cachoeirinha e São Jerônimo.