Topo

Esse conteúdo é antigo

BA: Perfil de prefeito do PCdoB exibe foto de filha menor com armas de fogo

Filha menor de idade de prefeito de Caetanos (BA) exibe armas de fogo, em foto postada nas redes sociais do político - Reprodução / Redes sociais
Filha menor de idade de prefeito de Caetanos (BA) exibe armas de fogo, em foto postada nas redes sociais do político Imagem: Reprodução / Redes sociais

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

23/02/2022 10h16Atualizada em 23/02/2022 13h38

Fotos de uma menina menor de idade empunhando armas de fogo foram postadas no Instagram do prefeito de Caetanos (BA), Paulo Alves dos Reis (PCdoB), no último domingo (20). O político, em nota enviada ao UOL, afirmou que a garota é a sua filha e disse que foi ela quem compartilhou as fotos sem que ele soubesse.

Nas duas primeiras imagens, a garota empunha duas pistolas. Na terceira, segura uma arma longa, do tipo espingarda. A divulgação da imagem infringe o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) —o artigo 242 afirma que "vender, fornecer ainda que gratuitamente ou entregar, de qualquer forma, a criança ou adolescente arma, munição ou explosivo" tem como pena reclusão de três a seis anos.

"Minha filha, que tem acesso às minhas redes sociais, postou, sem meu conhecimento, as referidas imagens em uma de minhas mídias sociais", relatou Reis.

Prefeito de Caetanos (BA), Paulo Alves dos Reis (PCdoB) - Divulgação - Divulgação
Prefeito de Caetanos (BA), Paulo Alves dos Reis (PCdoB)
Imagem: Divulgação

De acordo com o prefeito, as imagens são antigas. "Estavam guardadas em minha residência, oportunidade em que ela fez os respectivos registros fotográficos."

Reis afirmou que, por estar na zona rural naquela ocasião, não tomou conhecimento das postagens a fim de apagá-las a tempo. O político disse que as armas são legalizadas e não estavam carregadas quando a filha as acessou.

"Informo que as armas estavam desmuniciadas, uma vez que as munições ficam guardadas em local seguro e inacessível a terceiros, inclusive familiares. Por fim, saliento que as armas são devidamente registradas, conforme a Legislação Brasileira."

Situada na região sudoeste do estado, Caetanos tem população estimada em 14.671 mil habitantes, segundo o IBGE (2021).

Após repercussão na imprensa local, o MP-BA (Ministério Público da Bahia) diz ter tomado conhecimento do caso. Procurada, a assessoria do órgão não soube informar se já há algum procedimento instaurado.

Segundo a legislação vigente no Brasil, para adquirir uma arma de fogo é preciso ter idade mínima de 25 anos, além de comprovar capacidade técnica e aptidão psicológica para o manuseio.

Presidente do partido vê fato isolado

O presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, afirmou ao UOL que o assunto já está devidamente esclarecido e a sigla referenda a explicação dada por Reis.

"Ele já justificou. Não vimos como uma coisa deliberada, irresponsável. Trata-se de um cidadão sereno, tranquilo. Não é uma pessoa violenta. Não faz apologia a esse tipo de coisa. É um fato isolado, e estamos convencidos a respeito da justificativa dele", declarou.

O dirigente disse que o episódio em nada afeta a bandeira histórica da legenda, de se opor à política armamentista.

"Nós somos contra isso. Não altera posição nenhuma. Erros podem ser cometidos. Não tem uma pessoa que não falhe, que não erre e não cometa algum tipo de deslize. O problema é como as pessoas reconhecem seus erros", pontuou.

A reportagem tentou contato com a Câmara de Vereadores, a quem cabe fiscalizar a atuação do Executivo —no caso, o prefeito. As ligações não foram atendidas. Também não houve resposta às mensagens encaminhadas.

O episódio causou revolta entre aqueles que comentaram as imagens no perfil do gestor, que soma pouco mais de 4,5 mil seguidores.

"Vim só ver a ostentação de armas. Mas não teve peito para segurar o B.O., neh?", questionou uma internauta, que se disse chocada diante da imagem de "uma criança".

"Desarmamentista com armas, eu adoro a hipocrisia do PC do B. Viu senhor prefeito, armas sozinhas não matam. Mata é quem puxa o gatilho", postou outro.

"Armas para mim, para você não, cidadão comum, você não sabe o que está fazendo", ironizou um terceiro.