Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa salva de enxurrada se preocupou com treinadores: 'Pronta para outra'

Do UOL, em São Paulo

16/03/2022 22h37Atualizada em 16/03/2022 22h37

Após passar por apuros no meio de um temporal na Vila Madalena, em São Paulo, na tarde de ontem, e ser salva por dois instrutores de educação física de uma academia no bairro, Elizabeth Campagnola, 71, contou que se preocupou com os homens que a resgataram no momento em que ela ficou ilhada, chegando a pedir que eles não avançassem para buscá-la, enquanto se segurava no carro dela para não ser levada pela enxurrada.

"Eu falava para eles pararem. 'Não venham, vocês vão cair', e eles falavam 'não, a gente vai, a gente aguenta'", contou a mulher em entrevista à TV Bandeirantes. A mulher tinha ido a uma farmácia comprar remédio para o filho e voltava para casa quando se diante da correnteza. Ela contou que sempre via casos de enchentes, mas não imaginava que eles atingiam aquela região especificamente.

Apesar do susto, ela passa bem e não teve qualquer ferimento. Ela contou que a travessia de alguns minutos durou "uma eternidade" e lembrou que, em um momento específico de declive na rua, se desequilibrou. "Perdi o chão e eles me levantaram", recordou.

Mulher é resgatada de enxurrada por instrutores de academia na zona sul de SP - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Mulher é resgatada de enxurrada por instrutores de academia na zona sul de SP
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

"Estou viva, estou saudável. Pronta para outra, mas não quero outra", brincou a mulher.

Salvamento foi feito por professores de academia

Daniel Almeida Gonçalves, 42, e Cássio Provenzano, 31, são os homens que efetuaram o salvamento que logo ganhou as redes sociais. Daniel é instrutor e proprietário do Centro Articular, uma academia de treinamento físico e fisioterapia que fica em frente onde ocorreu o salvamento. Cássio é instrutor e trabalha no estabelecimento.

"Foi tudo muito rápido", contou Gonçalves ao UOL. "Estávamos dando aula quando a chuva começou. Ficamos aqui na porta monitorando nossos carros, que costumam ficar estacionados na rua, quando vimos um carro dirigindo contra a correnteza. Dentro dela, estava uma senhora, com uns 65, 70 anos, muito assustada. Ela não conseguiu ir muito longe, o carro acabou morrendo e ela ficou presa dentro. Mas o volume de água era tão grande que, 10 minutos depois, começou a arrastar o veículo. Ela, com medo, desceu. E foi aí que acendeu o alerta na gente".

treinadores - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Daniel Almeida Gonçalves, 42 anos (à esquerda), e Cássio Provenzano, 31, foram os responsáveis pelo salvamento da idosa durante a enxurrada
Imagem: Reprodução/Instagram

Daniel conta que, ao ver a dificuldade da idosa em se manter em pé ao lado do carro, imediatamente começou a tirar a camiseta, calça, sapatos e meias. Cássio, que estava com ele, seguiu os movimentos do amigo.

"Essa é a segunda vez que uma enxurrada forte ocorre nesta rua", contou Cássio. "A primeira foi na terça de Carnaval. Mas como essa de hoje, eu nunca tinha visto. Na hora que a gente viu a senhora saindo do carro, sabíamos que teríamos que intervir. Sentimos muito medo na hora, mas a adrenalina ajudou. A ficha só está caindo agora".

Segundo o instrutor, apesar do risco, do esforço e do cansaço, conseguir salvar a idosa de uma situação tão desesperadora foi uma satisfação muito grande. "Poderia ser minha avó. Fico muito feliz que a família dessa senhorinha vai dormir mais tranquila hoje".

A mulher foi acolhida dentro da academia e recebeu roupas secas até o marido ir à academia para buscá-la. O carro dela ficou no local e foi recolhido na tarde de hoje.