Topo

Esse conteúdo é antigo

SP tem alerta de alagamento em todas as regiões; vítimas serão indenizadas

Chuva causou alagamento na rua Frederico Steidel, região central de São Paulo, na tarde de ontem (15) - Luciana Quierati/UOL
Chuva causou alagamento na rua Frederico Steidel, região central de São Paulo, na tarde de ontem (15) Imagem: Luciana Quierati/UOL

Do UOL*, em São Paulo

16/03/2022 13h27Atualizada em 16/03/2022 20h07

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da Prefeitura de São Paulo) emitiu um alerta para alagamentos ao longo da tarde de hoje para todas as regiões da capital. Segundo a instituição, que manteve o alerta das 12h15 às 19h15, imagens do radar meteorológico já mostram uma chuva forte começando na zona leste, nas regiões da Penha e de Ermelino Matarazzo. O CGE ainda informou que há potencial para formação de rajadas de ventos e que a chuva deve atuar de forma generalizada na metrópole.

Ainda, de acordo com a instituição, o calor somado com a alta umidade na atmosfera formou áreas de instabilidade na região de Atibaia, que agora se deslocam com intensidade forte e moderada para a capital, atingindo especialmente Guarulhos, Mairiporã e Franco da Rocha.

A recomendação do CGE é que a população evite transitar em ruas alagadas, não enfrente possíveis correntezas, fique longe de redes elétricas e abrigue-se em casas e prédios.

As chuvas na metrópole têm atingido recordes este ano. Na manhã de segunda-feira (14), São Paulo ultrapassou a média histórica de precipitações esperadas para um mês inteiro de março.

Segundo o CGE, a capital bateu 178,9 milímetros às 7h — o esperado para o mês inteiro normalmente é de 175,2 milímetros. Se seguir no mesmo ritmo de chuvas dos primeiros 15 dias do ano, a cidade pode ultrapassar a média histórica para o mês de março, que foi de 338,8 milímetros, em 2006.

Queda de árvore atinge duas pessoas

Às 17h34, o Corpo de Bombeiros de São Paulo recebeu uma ocorrência de queda de árvore sobre duas pessoas na Avenida Guarapiranga, no bairro Jardim São Joaquim. A árvore caiu sobre dois ocupantes de uma moto. Cinco equipes foram enviadas para o resgate das vítimas. Uma delas foi deixada sob cuidado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e outra, que estava em parada cardiorrespiratória, encaminhada ao Hospital M Boi Mirim, no bairro Jardim Rio Douro. Não há informações sobre o estado de saúde dele.

Outra árvore caiu na avenida Pacaembu e atingiu a rede elétrica e pelo menos dois carros, sem deixar vítimas. Às 19h30, a Enel, responsável pelo fornecimento de energia na região, informou que técnicos estavam no local aguardando o término do trabalho do Corpo de Bombeiros para trabalhar com a retomada da energia. Não havia previsão para o término dos trabalhos.Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos outras 16 árvores caíram na cidade hoje.

Vítimas de chuvas na zona leste serão indenizadas

carro - Band/Reprodução de vídeo - Band/Reprodução de vídeo
Carros ficaram ilhados e alguns ficaram submersos na zona leste de São Paulo
Imagem: Band/Reprodução de vídeo

A partir de hoje, a Controladoria Geral do Município está recebendo os proprietários e comerciantes afetados pelo alagamento no bairro Artur Alvim, da Subprefeitura da Penha. A expectativa é de que pelo menos 25 proprietários e comerciantes sejam atendidos.

Imagens obtidas pela TV Bandeirantes mostram que carros ficaram submersos na região de Artur Alvim, além de comércios que ficaram completamente alagados. De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Paulo, até as 17h40, 41 chamados para quedas de árvores foram atendidos, assim como 7 de desabamentos e 27 de pessoas ilhadas.

Na noite de ontem, o prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB-SP), anunciou a indenização das vítimas das enchentes. Os moradores e comerciantes da região já estavam com seus imóveis e comércios debaixo d'água desde o sábado (12) quando um temporal atingiu o bairro.

O anúncio foi feito durante vistoria às obras emergenciais de recomposição de uma galeria de águas pluviais que estão sendo realizadas na Linha 11-Coral, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), próxima à Linha 3 - Vermelha do metrô.

Pedimos desculpas pelo transtorno, sentimos muito o que aconteceu, mas foi um acidente e a prefeitura agiu rapidamente em conjunto com a CPTM para resolver o problema porque são mais de 2 milhões de pessoas por dia atendidas pela CPTM e Metrô nessas linhas, estamos com 11 bombas em Artur Alvim para ajudar na drenagem da água e vamos indenizar as pessoas que residem e trabalham no local

Ricardo Nunes

Além da indenização, Nunes também comunicou a aprovação de um projeto de lei que autoriza a gestão municipal a conceder isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para proprietários de imóveis vítimas de enchentes e inundações. A nova lei aperfeiçoa a legislação que permite isentar o pagamento de IPTU de imóveis atingidos por enchentes.

"O objetivo é desburocratizar e garantir agilidade na concessão do benefício para vítimas de enchentes na capital. Atualmente, em caso de inundação cada morador de forma individualizada precisa comprovar o prejuízo para ter a isenção do IPTU. Com a mudança, a subprefeitura poderá indicar o perímetro atingido pela enchente, beneficiando coletivamente todos os moradores da área", informou a prefeitura.

*Com informações da Agência Brasil