Topo

Esse conteúdo é antigo

Idosa presa por tráfico no RJ é irmã de general ligado a crimes na ditadura

Ilma Lustosa de Oliveira teve o nome envolvido em uma organização vinculada a Ronnie Lessa Imagem: Reprodução

Tatiana Campbell

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

23/03/2022 17h50Atualizada em 23/03/2022 20h48

A idosa que foi presa na semana passada por tráfico internacional de armas e que aparece em uma foto posando com um fuzil é irmã de Iris Lustosa de Oliveira, General do Exército ligado a crimes no período da ditadura militar. Conforme consta em um documento da Comissão Nacional da Verdade, o militar foi chefe do Centro de Informações do Exército de novembro de 1983 a março de 1985.

Ilma Lustosa de Oliveira, 88, teve o nome envolvido em uma organização vinculada a Ronnie Lessa - réu pela morte da vereadora Marielle Franco e Anderson Gomes, em março de 2018. A idosa era responsável por receber as armas em nome do filho, João Marcelo de Oliveira Lopes, apontado como chefe da quadrilha. Ela usava a casa onde morava, em Vila Isabel, na Zona Norte do Rio de Janeiro, como uma espécie de depósito.

Iris Lustosa de Oliveira, foi general do Exército responsável por crimes no período da ditadura militar Imagem: Departamento Geral Pessoal do Exército

As investigações mostraram que o tráfico internacional era realizado por meios marítimos, com o uso de contêineres, e aéreos. As armas vinham desmontadas escondidas em impressoras, por exemplo. Ao chegar no Brasil, o material ia para a casa de Ilma, que o levava para as chamadas 'oficinas'.

O grupo usava uma impressora 3D para terminar de montar o armamento que era vendido para assassinos de aluguel, traficantes e milicianos. Um dos compradores era Ronnie Lessa - preso na penitenciária de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

Segundo a Comissão Nacional da Verdade, Iris Lustosa, assim como outros, cometeu ações 'que resultaram em graves violações de direitos humanos'. O ex-General do Exército tem, atualmente, 96 anos.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Idosa presa por tráfico no RJ é irmã de general ligado a crimes na ditadura - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano