Guarda Civil reprime protesto de professores em BH e uma pessoa fica ferida
Um protesto dos trabalhadores da educação da rede pública de Belo Horizonte foi reprimido pela Guarda Civil Municipal na manhã de hoje, deixando feridos. Uma pessoa ficou ferida e foi socorrida ao Hospital João XXIII.
Os professores protestam para que seja respeitado o piso salarial da categoria e reivindicam condições de trabalho para a retomada do ensino presencial.
Eles faziam uma vigília em frente à prefeitura durante o anúncio do prefeito Alexandre Kalil (PSD) de que vai deixar o cargo para se candidatar ao governo do estado. Segundo o Sind-Rede (Sindicato
"Havia um espaço reservado para os professores, com a chegada do prefeito Kalil, a guarda municipal reduziu o espaço dos professores, que realizaram um cordão de isolamento para se protegerem", explicou o sindicato em nota.
A entidade ainda descreveu o que aconteceu em seguida: "Diante disso, a tropa de choque da guarda municipal iniciou uma série de repressões contra os professores com bombas de gás lacrimogêneo, spray de pimenta e cassetete. Agrediram brutalmente vários professores com cassetete e bombas".
A Guarda Municipal, por sua vez, afirmou em posicionamento que os manifestantes invadiram o perímetro de segurança e por isso os guardas intervieram.
Wanderson Moura, o professor que foi agredido na manifestação, gravou um depoimento para as redes sociais do sindicato na qual reafirma que o protesto era pacífico. "Quem esteve na parte da manhã viu que em nenhum momento da nossa parte houve qualquer enfrentamento à Guarda Municipal", disse.
Ele falou ainda que os manifestantes ficaram surpresos com a ação, porque "a relação com a Guarda Municipal sempre foi tranquila".
O secretário municipal de Segurança e Prevenção, Genilson Ribeiro Zeferino, afirmou que o caso foi encaminhado à corregedoria e que se houve excesso, o responsável será punido. "Embora a cena tenha sido feia, a gente ainda precisa avaliar se era preciso fazer aquilo".
Em seguida, no início da tarde, os profissionais da educação realizaram uma assembleia em frente à prefeitura.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.