Rio tem pontos de alagamento e entra em estágio de alerta por chuvas
A cidade do Rio de Janeiro entrou na noite de hoje em estágio de alerta devido as chuvas "de moderadas a muito fortes" registradas desde o começo do dia.
A situação da cidade diante das chuvas vem sendo monitorada desde as 6h15, quando o município entrou em estágio de mobilização. Porém, o cenário se agravou e às 15h55 a cidade entrou em estado de atenção, evoluindo às 18h15 para o estágio de alerta - o quarto nível de uma escala de cinco.
De acordo com a prefeitura da cidade, o estágio de alerta ocorre quando uma ou mais ocorrências graves estão em curso. O Centro de Operações Rio notificou registros de bolsões d'água no bairro de Botafogo, São Conrado, Tijuca e Cidade Nova.
O último nível na escala de estágios operacionais da cidade é o de "crise", quando "os impactos causados extrapolam de forma relevante a capacidade de resposta imediata das equipes da cidade".
Nas redes sociais, moradores notificaram pontos intransitáveis na Rocinha, alagamento na Praça da Bandeira e na Estrada Pontal. A previsão é de que as precipitações permaneçam nas próximas horas, principalmente na região da Grande Tijuca e Barra/Riocentro.
De acordo com a Defesa Civil, a Rocinha, um dos locais com maior concentração de chuvas, registrou 191 milímetros de precipitações em 24 horas, seguido da região do Vidigal, que teve 133,6 milímetros, e da Chácara do Céu, com 133 milímetros no mesmo período.
Até as 18h30, 30 sirenes de alerta foram acionadas em 16 comunidades diferentes da cidade. Entre elas estão a região do Sítio Pai João, Vila Elza, Vila Pereira da Silva, Formiga, Chácara do Céu e Matinha.
A orientação da prefeitura é de que a população adie compromissos e permaneça em local seguro, saindo de casa apenas para procurar pontos de apoio se estiverem em locais de risco.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.