Topo

Esse conteúdo é antigo

Queda de avião mata 4 pessoas em MT; pai e filhos eram passageiros

Dan Halan Toledo Martins, 27, pilotava avião - Reprodução/Facebook
Dan Halan Toledo Martins, 27, pilotava avião Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 14h35Atualizada em 01/04/2022 17h36

Quatro pessoas morreram em um acidente com um avião Cessna 210 nos arredores de uma fazenda de Primavera do Leste (MT). As primeiras testemunhas da queda foram moradores de uma chácara na região, que ligaram para a Polícia Militar.

Equipes dos bombeiros foram até o local e tiveram que andar por uma área de mata para chegar ao ponto da queda da aeronave, segundo nota enviada ao UOL.

O avião foi localizado por volta de 22h30 de ontem. Todos os ocupantes já estavam sem vida. Eles foram identificados como o piloto Dan Halan Toledo Martins, 27, Juvenal Entringer, 63, e seus filhos Guilherme Venturini Entringer, 33, e Lucas Venturini Entringer, 32.

dan halan - Reprodução/Corpo de Bombeiros de Mato Grosso  - Reprodução/Corpo de Bombeiros de Mato Grosso
Quatro ocupantes de Cessna 2010 morreram ainda no local
Imagem: Reprodução/Corpo de Bombeiros de Mato Grosso

A aeronave de prefixo PT-IXG está cadastrada na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) no nome de Jorge Francisco Mira, bancário de Primavera do Leste. Fabricada em 1973, ela pode levar até cinco passageiros e tem autorização para voar válida até 19 de maio de 2022, mas não para realizar táxi aéreo.

De acordo com a Força Aérea Brasileira, órgãos de fiscalização foram acionados para ir até o local da queda e colher materiais para investigar o que aconteceu. Além de conversar com testemunhas, as equipes recolheram partes da aeronaves e fotografaram a área do acidente.

"O objetivo das investigações realizadas pelo Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os fatores contribuintes", afirmou nota da FAB.