Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Guia registra sucuri gigante antes e depois de troca de pele em MS

Lorena Barros

Do UOL, em São Paulo

07/04/2022 22h35Atualizada em 07/04/2022 22h35

Um guia de turismo que faz passeios de bote no município de Bonito (MS), registrou, ao longo de dias, o "antes e depois" de uma cobra sucuri gigante que trocou de pele nas águas do Rio Formoso.

Vilmar Teixeira, que trabalha há 10 anos no Pantanal, diz que começou a gravar e compartilhar as cobras por hobby. Os primeiros sinais de que a sucuri, batizada por ele de "mãezona", trocaria de pele apareceram nos olhos acinzentados dela e foram sinalizados por ele, que além de gravar, também dá informações sobre o bem-estar das cobras narrando os próprios vídeos.

"Repare no olho dela, cinzento. O olho cinzento mostra que ela está próxima de trocar de pele", explicou no vídeo, publicado no domingo (3) em seu canal no YouTube. "Antigamente eu só avistava [as cobras] e não registrava. Agora que comecei a registrar, os vídeos viralizaram", afirma em conversa com o UOL.

Cobra fica com olhos acinzentados antes de trocar de pele - Vilmar de Oliveira Teixeira/Terra da Sucuri/Youtube - Vilmar de Oliveira Teixeira/Terra da Sucuri/Youtube
Cobra fica com olhos acinzentados antes de trocar de pele
Imagem: Vilmar de Oliveira Teixeira/Terra da Sucuri/Youtube

O canal Terra da Sucuri, criado em 2009, começou a ser mais movimentado pelos vídeos do guia no ano passado e tinha mais de 4,8 milhões de visualizações somadas até a tarde de hoje.

As informações passadas por Vilmar aos turistas do Pantanal e também aos seus seguidores no YouTube são baseadas em dados que ele absorveu do biólogo Jesus Rivas, que o acompanha periodicamente em alguns passeios no Rio Formoso.

"Os turistas podem ou não avistar as sucuris nos passeios que faço de bote. Geralmente avistamos elas no período do inverno, quando as águas estão frias e elas saem para se aquecer", conta.

"Mãezona" é vista com frequência nos passeios que Vilmar faz no Rio Formoso. "Tem gente que fala que ela tem oito metros, mas um ano atrás tirei uma foto do lugar em que ela ficou e, depois que ela saiu, levei uma trena e medi. Deu cerca de 5,4 metros", afirmou.

Nos seus vídeos, o guia lembra de manter uma distância segura do animal para evitar que ele fique estressado e fuja.