Topo

Esse conteúdo é antigo

Fotógrafo registra imagens incríveis de sucuri descansando dentro d'água

Animal foi avistado por guia e fotógrafo precisou mergulhar para fazer registros - Julian Gunther/Divulgação
Animal foi avistado por guia e fotógrafo precisou mergulhar para fazer registros Imagem: Julian Gunther/Divulgação

Lorena Barros

Do UOL, em São Paulo

11/03/2022 04h00Atualizada em 11/03/2022 14h36

Um fotógrafo brasileiro radicado nos Estados Unidos registrou a presença de uma sucuri enrolada em uma árvore submersa na cidade de Bonito, em Mato Grosso do Sul.

Em conversa com o UOL, Julian Gunther contou que o bicho, encontrado dentro do Rio Formoso, chegou a se aproximar dele com curiosidade na hora das fotos submersas, o que facilitou os cliques. A sucuri é a maior espécie de cobra do Brasil e pode chegar aos 6 metros de comprimento

As imagens vêm ganhando força nas redes sociais desde que foram finalmente divulgadas, em fevereiro. O registro, no entanto, foi feito em expedição na região em setembro do ano passado e permanecia inédito.

Cobra foi fotografada na cidade de Bonito, região do Pantanal - Julian Gunther/Divulgação - Julian Gunther/Divulgação
Cobra foi fotografada na cidade de Bonito, região do Pantanal
Imagem: Julian Gunther/Divulgação

O fotógrafo navegava com seis pessoas em dois barcos e estava há duas horas no rio quando, ao passar por uma área de água transparente, o animal foi visto por um guia de turismo local.

O fotógrafo colocou a roupa de mergulho e desceu quase quatro metros de profundidade para encontrá-la "por baixo" e capturar o melhor ângulo.

"Estava um pouco ansioso em me aproximar da sucuri, pois nunca tinha mergulhado com uma. Também estava meio preocupado com a possibilidade dela subir em mim. Seriam uns 50, 80 quilos em cima de mim, o que iria dificultar a minha habilidade de ficar fora do leito do rio, não mexer a areia e estragar a visibilidade da foto", conta.

Sucuri foi registrada em Rio Formoso, no município de Bonito (MS) - Julian Gunther/Arquivo pessoal - Julian Gunther/Arquivo pessoal
Sucuri foi registrada em Rio Formoso, no município de Bonito (MS)
Imagem: Julian Gunther/Arquivo pessoal

Julian tentou ser discreto, mas atraiu a curiosidade do animal quando se acomodava entre os galhos para tirar as fotos. "Ela se aproximou e ficou cara a cara com a minha câmera, passado a língua por cima de tudo, mas não foi além da minha câmera. Depois de vários minutos de exploração do meu equipamento, ela voltou ao galho dela", lembra.

O momento em que a cobra voltou para o galho deu a deixa exata para que Julian fizesse os registros publicados nas redes sociais. Após alguns cliques, ela "se recolheu" colocando a cabeça para dentro do corpo e inviabilizando novas fotos.

"Não tive oportunidades para boas fotos e também decidi deixá-la em paz", explica. Em outras publicações que fez nas redes, o fotógrafo ressalta a importância de ser ético e respeitar o espaço do animal.

Julian, que já fotografou tubarões, baleias, crocodilos e outros animais aquáticos nos seus 8 anos de carreira profissional, afirmou que a sucuri-verde vista no Pantanal foi o animal mais impressionante já registrado pelas lentes dele.

Para fazer as imagens, ele estudou os hábitos do animal por meses e coletou informações com amigos mais experientes da região pantaneira.

Fotos foram feitas dentro do Rio Formoso - Julian Gunther/Divulgação - Julian Gunther/Divulgação
Fotos foram feitas dentro do Rio Formoso
Imagem: Julian Gunther/Divulgação

"Queria acreditar nos amigos com mais experiência com sucuris, mas também queria prosseguir cautelosamente. No fim das contas, tudo o que tinha lido e foi explicado para mim era verdade. Elas são animais curiosos, mas não são agressivos para humanos", analisa.

O carioca mora nos EUA há 40 anos e planejava a viagem há cinco, mas encontrou uma série de infortúnios — entre eles, a pandemia da covid-19 — até finalmente conseguir desembarcar em Mato Grosso do Sul.

Além das fotos, ele levou embora a vontade de voltar ao Centro-Oeste brasileiro. Agora, tem viagens agendadas para voltar à região e fotografar sucuris em 2023 e 2024.